U-2 modernizado realizou primeiro voo de testes. A USAF e Lockheed Martin, através da sua divisão especial Skunk Works, recentemente realizaram o primeiro voo de testes do “avião-espião” U-2 Dragon Lady equipado com pacote de aviônicos atualizado. O teste ocorreu em 26 de setembro no âmbito do programa “U-2 Avionics Tech Refresh” (ATR).
De acordo com o comunicado, a aeronave passou com sucesso pelo primeiro voo de avaliação funcional em baixa altitude, que tinha como objetivo observar o comportamento dos novos aviônicos e a checagem de hardware e software.
“O primeiro voo bem-sucedido do U-2 Avionics Tech Refresh é um momento significativo em nossa jornada para colocar novas capacidades em campo de forma rápida e acessível”, disse Sean Thatcher, Gerente do Programa U-2 ATR da Skunk Works.
Em 2020 a Lockheed Martin (Skunk Works) recebeu um contrato de US$ 50 milhões da USAF para modernizar a sua frota de Dragon Lady. O projeto ATR incluiu principalmente a modernização do cockpit, com a instalação de displays digitais para aprimorar a apresentação dos dados coletados nas missões. “Isto facilitará o trabalho o piloto e permitirá tomadas de decisões mais rápidas”, informou a fabricante.
Além disso, o icônico jato-espião recebeu um novo computador de missão, para deixá-lo completamente integrado aos demais componentes do campo de batalha contemporâneo, como as modernas aeronaves, satélites e os sistemas de guerra cibernética.
Todas melhorias e aprimoramentos do programa ATR são projetadas usando os requisitos de arquitetura aberta do Pentágono. O objetivo é quebrar o chamado “bloqueio de fornecedor” pelos fabricantes de equipamentos originais e permitir a integração mais rápida e econômica de novas capacidades nas plataformas existentes.
Com os recursos de arquitetura aberta no projeto ATR, a Lockheed disse que o U-2 deverá ser o primeiro tipo de aeronave a alcançar conformidade com o restante da frota, de acordo com os requisitos de sistemas do Pentágono.
Desenvolvido durante a Guerra Fria para realizar missões de reconhecimento altamente secretas, voando em altas altitudes sobre a União Soviética, os U-2 continuam ser ferramentas úteis nos tempos atuais.
Um exemplo foi o polêmico voo não autorizado de um balão chinês sobre território americano no início deste ano. Em fevereiro, o piloto de um U-2 da USAF foi acionado para interceptar, acompanhar e fotografar o misterioso objeto que voava em uma altitude de aproximadamente 65.000 pés, dentro do envelope operacional do Dragon Lady (saiba mais aqui).
Dados não confirmados estimam que a frota de U-2 da USAF atualmente esteja em cerca de 26 aeronaves. Existem informações sobre a possível aposentadoria dessas aeronaves entre o final de 2025 e 2026, mas como dito anteriormente, ela ainda é uma importante plataforma de vigilância e monitoração em alta altitude para os Estados Unidos.
@FFO