

Typhoons da RAF operaram em Taxiway na RAF Coningsby. No dia 12/02, duas aeronaves Eurofighter Typhoon FGR4 decolaram da RAF Coningsby, utilizando uma pista de taxiamento em vez da pista de decolagem.

Um planejamento detalhado foi realizado antes do evento, com decolagens seguras como objetivo principal. O Capitão de Grupo Andy Hampshire, Comandante da Base Aérea de Coningsby, disse: “Usar uma pista de taxiamento para decolagem não é novidade para a RAF; esta sempre foi uma opção que pudemos utilizar aqui em Coningsby. Alcançamos nossos objetivos com sucesso e segurança, garantindo nossos processos, aumentando nossa capacidade e aprimorando nossa resiliência.”

Os Typhoon empregados foram do 41(TES) Sq, uma unidade dedicada a Teste e Avaliação. Como Esquadrão de Teste e Avaliação de Jatos Rápidos da RAF, o foco principal do Esquadrão 41 é desenvolver capacidades e táticas do Typhoon.
Operar em uma taxiway permite à RAF criar alternativas operacionais para o emprego do Typhoon. Uma delas é, em tempos de necessidade, operar em aeroportos precários ou mesmo em trecho de estrada.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS