Typhoons da RAF atacam Daesh no Iraque. Em uma operação que durou 10 dias durante o mês março de 2021, as tropas terrestres das Forças de Segurança do Iraque expulsaram terroristas do Daesh da região da Montanha Makhmur, a sudoeste de Erbil, com apoio aéreo a RAF e outras aeronaves da coalizão. A operação teve início em 11 de março, quando foi confirmado que extremistas do Daesh estavam baseados em uma rede de cavernas nas montanhas Makhmur e foi concluída no dia 22.
Uma vez que as cavernas foram avaliadas como um alvo particularmente desafiadores, três Typhoon FGR4 foram encarregados de conduzir um ataque usando mísseis Storm Shadow, após a coalizão verificar a área e constatar que nenhum civil seria colocado em risco.
O Secretário de Estado da Defesa Ben Wallace MP Ao longo da operação de 10 dias, a RAF usou 42 bombas Paveway IV e 10 mísseis de cruzeiro Storm Shadow durante os vários ataques ao longo da operação, todos a partir da RAF Akrotiri – Chipre.
Este foi o primeiro uso operacional do míssil de cruzeiro Storm Shadow de uma aeronave Typhoon FGR4. Em uma operação separada realizada no domingo, 4 de abril, um Reaper da RAF, armado com mísseis Hellfire, identificou um pequeno grupo de terroristas do Daesh no norte da Síria, cerca de 80 quilômetros a oeste de Al Hasakah. Tendo verificado que não havia civis por perto, a tripulação do Reaper atacou os terroristas, atingindo o alvo com sucesso.
A Operação Shader é essencial para desmantelar as redes do Daesh e reduzir as ambições globais do grupo terrorista. Embora o Daesh tenha sido derrotado territorialmente, estima-se que ainda existam cerca de 10.000 terroristas do Daesh na Síria e no Iraque. O Reino Unido, junto com 82 nações parceiras da Coalizão Global, permanece comprometido em trabalhar com o Iraque não apenas para degradar e derrotar o Daesh, mas também para aumentar sua segurança. Além de ataques aéreos, a RAF também realiza missoes de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento; reabastecimento em voo e transporte aéreo usando aeronaves MQ-9 Reaper, Voyager KCMk2/3, C130 e A400M.
@CAS