Typhoons da Luftwaffe operacionais com MBDA Meteor. A Luftwaffe, ou Força Aérea da Alemanha (GAF) começou a equipar suas aeronaves de combate Eurofighter Typhoon com os míssieis ar-ar de alcance visual MBDA Meteor (BVRAAM). A atualização também inclui um novo software de radar, ampliando a capacidade operacional dos Eurofighters.
A Luftwaffe informou que os Eurofighter receberam o software Phase 2 Enhancements B (P2Eb), e a partir de agora estão configurados operacionalmente para atuar com os Meteor BVRAAM em missões de defesa aérea e policiamento aéreo da OTAN.
As primeiras aeronaves com o novo software P2Eb embarcados e radar atualizado, são do esquadrão Taktisches Luftwaffengeschwader 74 (TLG74), da Base Aérea de Neuburg, região de Munique.
O MBDA Meteor é um míssil ar-ar de alcance superior a 100 km movido com sistema de propulsão do tipo “ramjet”, que revoluciona as capacidades de combate aéreo, segundo a indústria. Os motores dos mísseis semelhantes têm um impulso inicial relativamente curto logo após o lançamento (short boost-phase), fazendo com que o armamento siga até o alvo por inércia, perdendo velocidade durante a trajetória. O sistema ramjet do Meteor, mantêm o impulso até o ponto de impacto, em velocidades superiores à Mach 3, reduzindo as chances do adversário evadir no combate.
A Luftwaffe encomendou um primeiro lote de 150 mísseis Meteor em 2013, entregues a partir de 2020, e um segundo lote de 100 mísseis, encomendado em 2019.
@FFO