Typhoons da Luftwaffe irão treinar na Islândia. A Alemanha está fortalecendo o seu compromisso de cooperação em defesa com a OTAN, ao enviar uma unidade de EF2000 Typhoon para treinar no espaço aéreo da Islândia.
Um desenvolvimento notável na cooperação de defesa entre a Alemanha e a Islândia está previsto para ocorrer no mesmo que vem, quando um esquadrão de seis Eurofighter Typhoon da Luftwaffe irá para Keflavik para uma missão de treinamento.
Esta missão visa familiarizar os aviadores alemães e suas aeronaves com o espaço aéreo islandês e da região do Polo Norte. A implantação complementa a duradoura missão de policiamento aéreo da OTAN na Islândia (ASIC IPPN), mentida em rodízio pelos países da Aliança.
Será 30 militares alemães, que ficarão baseados na zona de segurança de Keflavik, um local estratégico conhecido por sua importância no monitoramento e proteção da região do Atlântico Norte. Durante a sua estadia, eles vão realizar exercícios de treino conjunto com o Centro de Controle da OTAN (NATO Control and Reporting Centre), garantindo a integração com a missão de policiamento aéreo da NATO na Islândia (ASIC IPPN).
Várias nações realizaram missões de policiamento aéreo na Islândia no ano passado. Entre elas a Itália, que usou sua frota de F-35A e a Dinamarca, que empregou um esquadrão de s F-16 em outra missão de policiamento aéreo da OTAN. Este ano a Noruega também implantou jatos F-35 da Base Aérea de Keflavik.
Além de treinamento, a missão visa a dissuasão eficaz contra a Rússia. Para a Islândia, a presença do esquadrão alemão não apenas aumenta a segurança de seu espaço aéreo, mas também sinaliza o compromisso do país em contribuir com os esforços de defesa regional e cumprir suas responsabilidades na OTAN.
@CAS