Typhoon Luftwaffe special colors ‘Rapid Pacific 2022’. A Luftwaffe aplicou em um dos seus caças Eurofighter Typhoon um vistoso e detalhado esquema de pintura alusivo ao tour que realizará pela região Indo-Pacífico, denominada “Rapid Pacific 2022” e que passará pela Austrália, Cingapura, Emirados Árabes Unidos, Japão e Coreia do Sul. Batizado de #AirAmbassador, o Typhoon, matrícula 31+11 (c/n GS087), pertencente ao Taktisches Luftwaffengeschwader 74 (TGL74) sediado na Base Aérea de Neuburg (ETSN), realizou seu voo inaugural ontem (04/08).
Focada nos pavilhões nacionais dos países que serão visitados, o EF2000 recebeu na fuselagem a bandeira da Alemanha, e, nas asas as bandeiras da Austrália e de Cingapura (esquerda) e do Japão e da Coreia do Sul (direita). Na cauda foi aplicado o mapa da distância entre a Alemanha e a Austrália, sob um fundo com as bandeiras dos cinco países, mais a dos Emirados Árabes Unidos, pois o comboio irá escalar em Abu Dhabi.
Rapid Pacific 2022
No próximo dia 15 de agosto, a Luftwaffe vai se deslocar para a região do Indo-Pacífico com seis Eurofighter EF2000, quatro Airbus A400M e três Airbus A330 MRTT (Multi Role Tanker Transport), estes pertencentes a unidade NATO MMU. O longo voo partirá de Neuburg (Alemanha) para Cingapura, com escala em Abu Dhabi, sendo realizado em apenas 24 horas com nove reabastecimentos em voo (REVO).
Da Alemanha, a rota passa pela Itália, Grécia, Israel e Jordânia até Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos), onde haverá troca de pilotos. A segunda parte do voo passará pelo Golfo de Omã, Índia, Baía de Bengala até chegar a Cingapura. Após pernoite, será efetuada a etapa de Cingapura — Darwin (Austrália), com mais dois REVOs. Em território australiano, as aeronaves da Luftwaffe participarão de dois exercícios internacionais nas semanas seguintes.
Os exercícios internacionais na Austrália testarão a interoperabilidade entre os alemães e os Aliados da OTAN e países amigos da região Indo-Pacífico. O primeiro exercício será o “Pirch Black”, onde os EF2000 ficarão baseados na RAAF Darwin e os A400M e A330MRTT na RAAF Amberley. Este será um exercício de combate aéreo, onde os Eurofighters praticarão missões de defesa aérea e ataque, com seus parceiros internacionais.
Após o comboio da Luftwaffe será implantado em Darwin, para participar do exercício de combate naval multinacional “Kakadu” da Marinha Real Australiana em missões ar-ar e ar-solo.
Antes de retornar para a Alemanha, a Luftwaffe fará exercícios conjuntos com a Força Aérea de Cingapura, depois com a Força Aérea de Autodefesa do Japão e por último com a Força Aérea da Coreia do Sul. A curta visita ao Japão e à Coreia do Sul também servem para aprofundar as relações com os parceiros de alto valor local.
@CAS