• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Typhoon: Itália ingressa no programa ECRS Mk2

16 de setembro de 2021
Typhoon: Itália ingressa no programa ECRS Mk2 (Foto: Eurofighter).
Typhoon: Itália ingressa no programa ECRS Mk2 (Foto: Eurofighter).

Typhoon: Itália ingressa no programa ECRS Mk2. A Itália se juntou ao Reino Unido no desenvolvimento do European Common Radar System Mark 2 (ECRS Mk2), um novo e poderoso radar AESA (Active Electronically Scanned Array) para equipar a aeronave de combate Eurofighter Typhoon.

O anúncio foi feito pela Leonardo em 14 de setembro, informando que a Itália optou por aderir ao radar ECRS Mk2, com engenheiros de sua planta de Nerviano, em Milão se juntando à equipe de desenvolvimento do Reino Unido, lotada em Edimburgo, na Escócia já nas próximas semanas.

O radar ECRS Mk2, atualmente sendo projetado e construído pela Leonardo para ser integrado pela BAE Systems nos caças Eurofighter Typhoon, estará na vanguarda das tecnologias avançadas de radar AESA de combate. A BAE Systems e a Leonardo já haviam assinado, em 3 de setembro de 2020, um contrato avaliado em £317 milhões para desenvolver o ECRS Mk2.

Infográfico BAE/Leonardo.
Infográfico BAE/Leonardo.

“A mudança representa o primeiro passo para a plena participação da Itália no programa ECRS Mk2. Essa formação do que é conhecido como Industrial Joint Team segue a aprovação de um documento de declaração de princípios pelo Ministério da Defesa do Reino Unido e da Itália (MoD)”, informou a Leonardo durante a exposição de defesa DSEI, em Londres.

O ECRS Mk2 é um radar array multifuncional (MFA) que dará aos Typhoons britânicos e italianos uma capacidade de guerra eletrônica – que incluem o ataque eletrônico de banda larga, além das funções tradicionais de um radar. Ele permitirá aos pilotos da RAF e da AMI a capacidade de localizar, identificar e suprimir as defesas aéreas inimigas usando interferência de alta potência. O ECRS Mk2 poderá, portanto, cumprir missões SEAD – Suppression of Enemy Air Defense, atacando alvos fora do alcance das ameaças – mesmo quando estiver visualizando em outra direção.

Conforme observado pela Leonardo, o foco da equipe de engenheiros italianos será contribuir para o desenvolvimento bem-sucedido do chamado “Radar 2” (como é designado também o ECRS Mk2), ao mesmo tempo em que adquire recursos de design de sistema que garantirão ao Ministério da Defesa italiano o controle soberano sobre o novo sistema de radar em cada estágio de sua vida operacional.

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login