Typhoon da Aeronautica Militare Italiana caiu na Austrália. Um Eurofighter Typhoon da Força Aérea Italiana, ou Aeronautica Militare (AMI) caiu em uma missão do Exercício Pitch Black 2024, realizado na Austrália. O acidente ocorreu ontem (23/07) na região de Douglas Daly, Território do Norte, a cerca de 100 km ao sul de Darwin. O piloto ejetou com sucesso.
Em comunicado, a AMI informou que o piloto foi resgatado em bom estado de saúde após a ejeção do F-2000 (designação italiana para o Eurofighter) e encaminhado para avaliações de saúde no Hospital Royal Darwin.
O acidente ocorreu sob circunstâncias publicamente desconhecidas. A mídia local informou que a coordenação do Exercício Pitch Black 24 suspendeu temporariamente as atividades de voo após a queda do jato italiano.
Organizado pela Força Aérea Real Australiana (RAAF), o Pitch Black é um exercício multinacional de três semanas, realizado a cada dois anos. A edição de 2024 iniciou em 12 de julho e é a maior da sua história, com 21 participantes internacionais e mais de 140 aeronaves. As operações acontecem na região norte da Austrália, com os caças baseados na em Tindal e Darwin, e aeronaves de apoio em Amberly.
É a primeira participação da Aeronautica Militare Italiana no Pitch Black, que enviou para a Austrália 400 militares, seis F-35A e F-35B Lightning II, quatro Eurofighter Typhoon e um G550 CAEW (Conformal Airborne Early Warning) apoiados por um KC-767 e um C-130J.
A programação é que ao final do Pitch Black 2024, em 02 de agosto, o destacamento da AMI seguirá para Misawa, no Japão, onde participarão do Exercício Rising Sun 2024 organizado pela Força Aérea de Autodefesa do Japonesa (JASDF).
Quanto ao acidente com o Typhoon, a Martin-Baker, empresa fabricante dos assentos ejetáveis modelo Mk16A que equipam os F-2000 da AMI, publicou na sua conta no X a tradicional mensagem com o número atualizado de vidas salvas pelo seu equipamento: 7727. A empresa relatou também que esta foi a quinta ejeção envolvendo um caça Eurofighter Typhoon.
@FFO