Typhoon com a camuflagem da Força Aérea do Qatar. O primeiro Eurofighter Typhoon com a camuflagem completa da Força Aérea do Emirado do Qatar (QEAF) foi visto em 09 de maio no Aeroporto de Warton, no Reino Unido. Na ocasião o jato estava realizando um voo de experiências sob o comando de um piloto de teste da BAE Systems.
Com a matrícula britânica provisória de testes ZR505 (c/n MS001), e utilizando o código-rádio “TARNISH 10”, o Typhoon ostentava a sua futura matrícula qatari QA404, além de um grande símbolo em árabe na cauda, que lembra – com diferenças – os que são aplicados no F-15QA e Rafale DQ/EQ da QEAF.
Conforme noticiamos em 25 de novembro do ano passado, o ZR505 realizou o seu voo inaugural a partir do Aeródromo de Warton. Na ocasião o futuro jato qatari não ostentava a pintura final.
O QEAF encomendou 24 Typhoons em dezembro de 2017, juntamente com nove aeronaves de treinamento Hawk Mk167. Os pilotos do QEAF estão treinando com o 12 Squadron da Royal Air Force (RAF) na RAF Coningsby, na conversão para os novos Typhoons. Espera-se que os primeiros QEAF Typhoons sejam entregues em agosto de 2022.
Além dos Typhoon FRG4, a QEAF também está em fase de recebimento dos 38 Boeing F-15QA e dos 36 Dassault Rafale DQ/EQ. Em contrapartida, está vendendo seus Mirage 2000-5DDA/EDA a empresa de treinamento privado francesa ARES.
@FFO