Tyndall AFB da USAF recebeu os primeiros F-35A Lightning II. A 325ª Ala de Caça (325th FW) da USAF, sediada na Base Aérea de Tyndall, na Flórida, recebeu na terça-feira (01/08) os seus três primeiros F-35A Lightning II. É o início de importante capítulo para a unidade, conhecida como “Checkertails” (“cauda xadrez”).
A chegada dos primeiros F-35A para a 325th FW ostentando o código de cauda “TY”, é a materialização de que a Base Aérea de Tyndall (código TY) oficialmente “virou a chave, de uma Ala de treinamento avançado para uma Ala de Caças operacionais de 5ª geração. Os três primeiros F-35A “TY” tem as matrículas: 18-5416, 20-5626 e 20-5627.
“Ativar três esquadrões de caças F-35 operacionais em Tyndall aumenta a letalidade da Força Aérea e a sua prontidão de combate. É um movimento que se alinha com os objetivos da Estratégia de Defesa Nacional para deter e combater a agressão dos adversários dos EUA” disse o Coronel George Watkins, Comandante da 325th FW, no seu discurso de boas vindas aos novos caças.
A localização estratégica da Base Aérea de Tyndall, com acesso direto ao Golfo do México e ao complexo da Cordilheira do Golfo, torna 325th FW um recurso crítico para a defesa nacional. Assim que os Esquadrões de Caça estiverem completamente operacionais, as aeronaves de Tyndall AFB participarão dos exercícios para melhorar a interoperabilidade entre caças de 4ª e 5ª geração, bem como operações da Força Conjunta.
Fonte: USAF
@FFO