

TV chinesa vaza imagens da linha de produção do caça naval furtivo J-35. Uma reportagem da televisão estatal chinesa CCTV, mostrou inadvertidamente imagens raras da produção do caça furtivo Shenyang J-35, proporcionando o primeiro vislumbre público da linha de montagem da aeronave naval de quinta geração do país.
As imagens apareceram em uma reportagem sobre a produção do caça naval J-15T, onde várias fuselagens do J-35 — equipadas com ganchos de cauda e em vários estágios de construção — eram visíveis ao fundo. Até agora, a China não havia divulgado publicamente o processo de produção de suas aeronaves furtivas.
Nas redes sociais, analistas militares observaram as filmagens com uma dose de ironia, questionando se o aparecimento dos J-35 foi realmente acidental. “
Os engenheiros estão claramente relaxando, por pura coincidência e despreocupação, em frente a um J-35 durante um filme sobre o J-15T. Nada para ver aqui”, disse Andreas Rupprecht, renomado pesquisador e autor de aviação militar que acompanha as capacidades militares chinesas.
“Vídeo sobre a produção do J-15T, apresentando vários J-35s (+ 35A?) em produção, essencialmente (e deliberadamente) não reconhecidos pelo apresentador e pelos entrevistados”, comentou Rick Joe, outro importante analista de defesa.
O J-35 – também designado como FC-31 ou J-35A – é o caça naval furtivo projetado para operar a partir dos porta-aviões de próxima geração da China. Aeronaves vistas na filmagem equipadas com ganchos de paradas instalados na cauda reforçam essa suspeita do ocidente.

As imagens surgem no momento em que a aviação naval da China continua a expandir suas capacidades, especialmente com a integração do novo porta-aviões Fujian que receberá aeronaves avançadas. A revelação não intencional pode indicar que a produção do J-35 está mais avançada do que se pensava anteriormente, embora as autoridades chinesas ainda não tenham se pronunciado.
Durante anos, as forças armadas da China mantiveram seus processos de fabricação de aeronaves rigorosamente protegidos, raramente permitindo câmeras perto de áreas sensíveis. Analistas dizem que as imagens podem refletir uma mudança em direção à transparência controlada — ou uma supervisão na produção da mídia estatal.
O J-35 é amplamente considerado a resposta da China às plataformas de quinta geração dos EUA, como o F-35C e o F-22, com ênfase em furtividade, operações em porta-aviões e guerra centrada em rede.
Pequim não fornece oficialmente o cronograma para a introdução do J-35 em serviço.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO