Turquia recebeu primeiros MFI-17 Super Mushshak. Estão na Turquia os dois primeiros monomotores de treinamento básico MFI-17 Super Mushshak, adquiridos da fabricante Pakistan Aeronautical Complex (PAC). A entrega dessas aeronaves sofreu enorme atraso, principalmente por conta da pandemia do Covid-19.
O Ministério da Defesa da Turquia assinou em 2017 um contrato com a PAC, envolvendo a aquisição de 52 monomotores MFI-17 destinados para substituir os envelhecidos SIAI Marchetti SF-260D, operados pelos Esquadrões 123 e 126 da Türk Hava Kuvvetleri ou Força Aérea Turca (TuAF).
A meta inicial era que as primeiras unidades fossem entregues até junho de 2020, e fossem concluídas em dois anos, mas o processo foi adiado algumas vezes pelo motivo acima informado.
Conforme noticiamos no início do ano, algumas aeronaves foram vistas em voos de testes nas instalações do PAC, em Kamra, norte do Paquistão. Agora os dois Super Mushshak da TuAF estão na unidade da Turkish Aerospace Industries (TAI), na Base Aérea de Akinci, onde provavelmente passam pela integração de sistemas e equipamentos de missão.
O monomotor paquistanês Super Mushshak foi baseado no Saab MFI-15 Safari dos anos 1970, cujos direitos de produção foram adquiridos pela Pakistan Aeronautical Complex, que produz a aeronave sob a designação MFI-17.
Equipado com um motor Textronh Lycoming IO-360-A1B6 de 200 cavalos, o MFI-17 Super Mushshak tem um peso máximo de decolagem aproximado de 1.200 quilos, atinge uma velocidade máxima de aproximadamente 365 km/h e possui uma autonomia de pouco mais de cinco horas de voo.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO