Turquia recebe autorização de exportação do helicóptero de ataque T129 ATAK. Os Estados Unidos forneceu para a Turkish Aviation and Space Industry (TAI), as licenças necessárias de exportação para as Filipinas dos helicópteros de ataque e reconhecimento T129 ATAK. O processo envolve a negociação de doze helicópteros para as Filipinas, divididos em dois lotes de seis aeronaves cada.
Em dezembro de 2018, a Turquia e as Filipinas assinaram um memorando de entendimento para a venda de até 12 helicópteros ATAK. No mesmo ano, a Turquia também fechou um acordo com o Paquistão para a venda de 30 ATAK, mas essa venda ainda necessita da aprovação americana.
O fechamento do contrato sofreu vários atrasos até que todos os fornecedores americanos recebessem a permissão para a exportação das peças fabricadas nos EUA. Por outro lado, o governo dos Estados Unidos estavam negociando com o governo filipino a venda dos seus helicópteros de ataque AH-64 Apache e AH-1Z Viper, proposta que não foi concretizada.
A declaração da aprovação dos EUA da exportação do ATAK para as Filipinas, foi divulgada por Serdar Demir, VP de marketing e Comunicações Corporativas da TUSAŞ, durante um evento online organizado pela Universidade Técnica de Yıldız em 17 de maio.
“Até agora, mais de 60 helicópteros ATAK foram entregues às Forças Armadas Turcas, Polícia (TSK) e Gendarmaria. Fizemos contratos de exportação para o Paquistão e Filipinas. Atualmente, aguarda-se a aprovação do Congresso dos EUA para exportação para o Paquistão, e estamos trabalhando para isso. As aprovações para as Filipinas foram concluídas. Pela primeira vez o helicóptero ATAK será exportado para o exterior“, disse Demir em sua declaração.
O helicóptero de ataque T-129 ATAK produzido pela TAI, utiliza o motor LHTEC desenvolvido em parceria entre a americana Honeywell e a britânica Rolls Royce. Por esse motivo, é necessária a autorização do governo dos Estados Unidos e do Reino Unido para a venda dos helicópteros ATAK para estrangeiros.
@FFO