Turquia realizou primeiro lançamento do seu novo míssil de cruzeiro SOM-J. Um caça F-16 da Força Aérea da Turquia (TUAF) realizou, com sucesso, o primeiro lançamento-teste do míssil de cruzeiro SOM-J (Stand Off Munition-J) desenvolvido localmente pela Tubik Sage.
De acordo com o Ministro da Indústria e Tecnologia da Turquia, Mehmet Fatih KACIR, o teste ocorreu no dia 21 de março em uma área marítima restrita. Um caça F-16 Bloco 40 do 401º Esquadrão de Testes da TUAF efetuou o inédito lançamento do SOM-J que atingiu com extrema precisão o alvo.
O míssil de cruzeiro de longo alcance SOM-J, foi desenvolvido pela Tubik Sage em parceria com a empresa Roketsan. Ele foi projetado para atingir alvos terrestres e marítimos em distâncias superiores a 270 km, voando na velocidade máxima Mach .94. Seu buscador infravermelho e sistemas de controle de voo permitem a atualização da missão em tempo real após seu lançamento.
Originalmente o SOM-J foi projetado para ser empregado nos caças de quinta geração F-35A Lightning II, mas em 2019 os EUA expulsou a Turquia do programa depois da compra de sistemas de defesa antiaéreos da Rússia. Com isso, o projeto do míssil foi redesenhado para ser utilizado pelos F-16 da TUAF e pelos futuros caças de quinta geração KAAN e drones de combate Kizilelma em desenvolvimento pela indústria local.
@FFO