Turquia negocia helicópteros de ataque T129 com a Nigéria. A Turkish Aerospace Industries (TAI) e o governo da Nigéria estão negociando um lote de helicópteros de ataque T129 ATAK para as Forças Armadas Nigerianas. A informação foi divulgada pelo jornal Türkiye Gazetesi, citando uma assembléia da Presidência da Indústria de Defesa da Turquia (SSB) realizada na semana passada.
“Temos um sério potencial de negociação com a com a Nigéria. Percorremos um longo caminho em termos de exportações militares com países africanos, especialmente com a Nigéria. Exportamos dois navios de patrulha marítima (OPV) no ano passado, e agora há uma séria oportunidade para os helicópteros ATAK”, disse o jornalista Selçuk Böke, em seu texto no Türkiye Gazetesi.
Nenhum detalhe foi divulgado sobre a quantidade de aeronaves envolvidas na negociação, mas especialistas sugerem que inicialmente será um pedido de seis T129 ATAK, com opção para 12 unidades adicionais.
Em abril passado, o governo dos EUA concedeu autorização preliminar para uma possível venda de Helicópteros de Ataque AH-1Z para a Nigéria, através do programa de Vendas Militares Estrangeiras (FMS).
@FFO