Turquia não comprará caças F-16 caso os EUA imponham restrições. O ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlüt Çavuşoğlu, disse que seu país não comprará caças-bombardeiros F-16 dos Estados Unidos se houver restrições qualquer tipo de restrição. Os comentários de Çavuşoğlu referem-se a um projeto de lei aprovado pelos legisladores norte-americanos que criam obstáculos para vendas de armas para Ancara.
De acordo com uma reportagem do canal turco Haber Global TV, o Congresso dos EUA aprovou uma lei que proibiria a venda de novos caças F-16 para a Turquia, a menos que o Departamento de Defesa certifique a necessidade. De acordo com a reportagem, há uma medida específica para garantir que as aeronaves não sejam utilizadas para sobrevoos não autorizados sobre a Grécia.
“As negociações técnicas estão indo muito bem, mas não concordaríamos em comprar um produto que pudesse de alguma forma amarrar nossas mãos. Por que devemos comprar um produto que não podemos usar? Esperamos que o governo dos EUA continue trabalhando para convencer o Congresso a aprovar a venda”, disse Çavuşoğlu à Haber Global TV.
A Turquia foi expulsa do programa do caça de quinta geração F-35 Joint Strike Fighter, depois que comprou o sistema de defesa antiaéreo russo S-400. Desde então, Ancara busca o ressarcimento do valor investido no projeto, com a aquisição de um lote de caças F-16 para atualizar sua envelhecida frota de combate.
Em maio passado, o presidente turco Recep Erdoğan acusou o primeiro-ministro grego Kyriakos Mitsotakis de montar um lobby contra a Turquia junto ao Congresso dos EUA, principalmente para bloquear a venda dos caças.
Ancara tem expressado sua forte oposição às condições de venda dos F-16 fabricados pela Lockheed Martin que estão sendo solicitadas pela Câmara dos Representantes dos EUA, e tem solicitado que os legisladores não caia no jogo de alguns membros da casa.
O presidente dos EUA, Joe Biden, disse que trabalhará para convencer os legisladores a entregar os jatos para a Força Aérea Turca. Em 15 de agosto, uma delegação do governo turco viajou para Washington, para dar prosseguimento nas negociações.
A Força Aérea Turca opera um total de 270 caças F-16C/D Block 30/40/50, dos quais boa parte necessitará de atualizações ou será desativada nos próximos 10 anos. Em um contrato de aproximadamente US$ 6 bilhões, a TuAF busca adquirir 40 novos F-16 Block 70, além de 80 kits de modernização para atualizar parte da sua frota.
@FFO