

Turquia irá fechar o acordo para os Eurofighter ainda em 2025. O Ministro das Relações Exteriores da Alemanha declarou que o acordo com a Turquia para o Eurofighter deverá ser assinado este ano.
Após sua visita a Ancara e uma reunião com o Ministro das Relações Exteriores da Turquia, Hakan Fidan, o Ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Johann Wadephul, comentou sobre o assunto da venda do Eurofighter Typhoon para a Turquia em uma entrevista à NTV.
Ressaltando a guerra em curso na Ucrânia, Wadephul declarou que as negociações entre as autoridades turcas e as empresas (que participam da produção/desenvolvimento do Eurofighter) estão em andamento. Em relação ao cronograma, Wadephul disse:
“Acho que isso vai acontecer em breve, talvez ainda este ano. O Eurofighter é um caça que está em produção há algum tempo e sua capacidade está sendo expandida. Portanto, a entrega à Turquia deve ocorrer em breve. No entanto, as decisões sobre esses assuntos cabem às empresas. Precisamos assinar um acordo primeiro, que já está sendo trabalhado”.
Pode-se dizer que a assinatura do acordo provavelmente ocorrerá ainda este ano, se não houver atrasos. No entanto, a entrega certamente será um processo mais longo e não deve ocorrer antes de 2027 ou 2028. Porém, a operação poderá ser acelerada, pois a Turquia tem manifestado interesse nos Eurofighter Tranche 3 do Catar. É de se esperar que a próxima visita do presidente turco, Recep Tayyip Erdoğan, ao Catar aborde o tema do treinamento e compra do Eurofighter da Qatar Emiri Air Force (QEAF).
O Catar assinou um contrato inicial para 24 caças e, em 2024, confirmou a compra de mais 12 unidades, totalizando 36. Supostamente estaria disposta a se desfazer de 24 unidades do Tranche 3 para reinvestir nos modelos Tranche 4 ou 5. Lembrando que os 12 Eurofighters sob encomenda são Tranche 4.
Comparado às variantes do F-16 em serviço, o Eurofighter, em seu estado atual, possui vantagens significativas em capacidades ar-ar, graças ao uso de um radar AESA, a bordo do IRST, e do míssil ar-ar Meteor, com propulsão ramjet.
Assim, o Eurofighter é uma solução provisória viável antes do comissionamento em larga escala de plataformas nativas como o TAI KAAN e talvez do F-35, cuja Turquia ainda almeja pela reversão do seu alijamento do programa em 2019.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS