Turquia integra radar AESA nacional no F-16 Bloco 30 modernizado. A empresa de defesa turca Aselsan anunciou recentemente que seu novo radar de varredura eletrônica ativa (AESA) foi instalado em um caça Lockheed Martin F-16 Bloco 30 da Força Aérea Turca (TUAF). Chamado de “Murad”, o radar faz parte do Programa Özgür de modernização da frota de caças F-16 Bloco 30 da TUAF.
“Estamos orgulhosos de trazer a tecnologia de radar AESA para o nosso país, uma das tecnologias aeronáuticas mais avançadas do mundo (…) O radar desenvolvido localmente elevará o caça-bombardeiro turco F-16 Ozgur para a geração 4.5, enquanto o KAAN e os drones de combate se tornarão plataformas de quinta geração devido às suas capacidades furtivas”, disse Haluk Görgün, Presidente da Agência da Indústria de Defesa do governo.
O Radar Murad foi desenvolvido para ser empregado em missões de combate aéreo e ataques ao solo, oferecendo recursos como detecção e rastreio de múltiplos alvos, orientação de mísseis além do alcance visual (BVR), imagens de alta resolução e monitoramento eletrônico, além de incluir suporte de Inteligência Artificial.
A Aselsan prevê que, além dos F-16 Bloco 30, os radares Murad sejam integrados nos projetos desenvolvidos pela indústria de defesa turca, como o supersônico de treinamento avançado HÜRJET, o caça de quinta geração KAAN, e nos drones Kizilelma, Akinci e ANKA-3.
O Programa F-16 Bloco 30 “Özgür” envolve o desenvolvimento e a integração de software e hardware produzidos localmente, além da substituição de aviônicos e a modernização do cockpit com novos displays. O projeto começou a ser testado pela TUAF em maio do ano, quando recebeu os primeiros protótipos para avaliações.
@FFO