

Turquia fecha um acordo para 34 Typhoon T3/T3A. Além de 24 Eurofighter Typhoon Tranche 3A do Catar e mais 10 Tranche 3 de Omã, a Turquia está encomendado mais 40 aeronaves Tranche 4 e 5 novas de fábrica em um acordo com o Reino Unido.
A proposta de compra dos novos jatos e dos 24 caças Tranche 3A da Qatar Emiri Air Force (QEAF) exigiria a aprovação de exportação dos membros do consórcio Eurofighter — Reino Unido, Alemanha, Itália e Espanha — que supervisionam conjuntamente as decisões de exportação da aeronave. O mesmo vale para os 10 Tranche 3 da Royal Air Force of Oman (RAFO). Algo que vinha sendo alvo de discussão. Somente em meados de julho deste ano, as aprovações foram conseguidas.
Os Typhoons seminovos devem chegar à Turquia nas próximas semanas. O acordo vinha sendo costurado há meses e se for realmente ratificado, a Turkish Air Force (TuAF) terá 74 Typhoons. Os 34 vindos do Oriente Médio são entregas imediatas. Já as 40 unidades novas, dos modelos T4/5, fabricadas no Reino Unido, devem ser entregues entre 2029–2030. Além da aeronave, mais de 500 mísseis Meteor também devem ser recebidos pela TuAF. Isto será uma solução provisória de dissuasão extremamente eficaz até que o TAI KAAN entre em operação.

O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, deve viajar para Ancara para finalizar o acordo multibilionário entre o Reino Unido e a Turquia para o Eurofighter Typhoon. A visita, programada para esta segunda-feira (27/10), marcaria a primeira viagem oficial de Starmer à Turquia desde que assumiu o cargo.
Ancara está em negociações com o Reino Unido, a nação líder no consórcio Eurofighter, desde 2023. As negociações teriam avançado depois que a Alemanha retirou sua oposição à venda em 2024. Um acordo provisório foi alcançado em julho, seguido por negociações contínuas sobre preços e especificações técnicas.
O Catar assinou um contrato inicial para 24 caças e, em 2024, confirmou a compra de mais 12 unidades, totalizando 36. Os primeiros 24 foram entregues a partir de 2022. Os 24 Eurofighter Typhoons foram adquiridos por meio de um acordo de € 6,7 bilhões com a BAE Systems em 2017. Supostamente, estaria disposta a se desfazer de 24 unidades do Tranche 3 para reinvestir nos modelos Tranche 4 ou 5. Lembrando que os 12 Eurofighters sob encomenda são Tranche 4. Já Royal Air Force of Oman (RAFO) adquiriu em 2012 12 Typhoon T3, que foram entregues a partir de 2017.
O curioso do negócio é que os 34 Typhoons são aeronaves novas, em especial as das QEAF que mal foram operadas. Já os 12 caças da RAFO tem menos de 8 anos de serviço e estão atualmente sediados na Base Aérea de Adam (OOAD), junto ao 8 Sqn. São três EF-2000 (biplace) RAFO 200, 201 e 202 e nove F-2000 (monoplace) RAFO 210 a 2018.
Já os 24 Typhoons da QEAF são operados pelo 7 Sqn e 12 Sqn da Ala de Voo 1 “Al Thariyat” da Base Aérea de Tamim. Eles foram matriculados de ZR501 a ZR524, sendo os quatro primeiros biplaces e os demais monoplaces.
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