Turquia fecha espaço aéreo para voos russos com destino à Síria. A Turquia fechou o seu espaço aéreo para aviões militares e civis russos com destino à Síria. A informação foi divulgada no sábado (23/04) pelo Ministro das Relações Exteriores, Mevlut Cavusoglu, durante o seu deslocamento para Montevidéu, Uruguai.
“Fechamos o espaço aéreo para aviões militares da Rússia e até mesmo para aviões civis indo para a Síria carregando soldados“, disse Cavusoglu a repórteres a bordo do Airbus A319ACJ do governo turco a caminho do Uruguai.
O ministro disse que essas permissões de sobrevoo para os aviões russos são concedidas por períodos de três meses, renováveis ao final deste período. A última permissão tinha validade até este mês de abril, entretanto não foi renovada. A proibição também tem esta validade. Questionado sobre a possibilidade da Turquia impor sanções aos russos, Cavusoglu respondeu que a Turquia “não participa de sanções”.
A Turquia é membro da OTAN, e mantém relações amistosas com a Rússia e Ucrânia, e desde o início da guerra entre ambos países, Ancara vem tentando mediar acordos de paz para o conflito. Cavusoglu disse que se houver progresso nas negociações, os presidentes russo Vladimir Putin e ucraniano Volodymyr Zelenskiy concordaram que uma reunião poderia ser realizada em território turco.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO