Turquia exibe projeto de porta-aviões totalmente nacional. A Marinha Turca exibiu durante a SAHA EXPO 2024, uma maquete do projeto “MUGEM”, sigla para “Milli Uçak Gemisi” ou Porta-Aviões Nacional, na língua local. Trata-se de um ambicioso projeto que representa os esforços contínuos do país em direção à autossuficiência das capacidades de defesa naval e da indústria militar.
A fase de projeto conceitual do MUGEM ainda está em andamento, mas autoridades turcas deixaram claro que o porta-aviões será construído inteiramente no país, refletindo a crescente experiência da Turquia no setor de construção naval.
O projeto MUGEM foi revelado publicamente pela primeira vez em fevereiro de 2024, quando o presidente Recep Tayyip Erdoğan visitou o Design Project Office no Estaleiro Naval de Istambul. Em abril de 2024, o Estaleiro convidou jornalistas para conhecer suas instalações, onde foram compartilhadas atualizações do projeto, incluindo detalhes de design e das capacidades do navio.
O MUGEM apresenta um formato de casco desenvolvido através de uma ferramenta de otimização multidimensional, que garante excelente navegabilidade, estabilidade e alta manobrabilidade. Essas capacidades foram comprovadas em simulações, que demonstraram que o projeto é robusto em várias condições de mar. O design da proa, em particular, proporciona uma redução de 1,5% no consumo de combustível e melhora a propagação do ruído subaquático, aumentando tanto a eficiência quanto a discrição operacional da embarcação.
Em seu convés principal, o MUGEM terá três pistas, sendo duas para decolagens e uma para pousos. Inicialmente, o porta-aviões será construído sem um sistema de catapulta, optando em vez disso por um design de rampa modular. No entanto, engenheiros turcos já estão trabalhando em um sistema nativo de catapulta, que deve substituir a rampa modular no futuro, aprimorando ainda mais as capacidades operacionais do porta-aviões.
O projeto prevê que o MUGEM opere com até 50 aeronaves, incluindo sistemas tripulados e não tripulados. O plano atual aloca espaços para 20 aeronaves no convés e 30 no hangar inferior. Entre o modelos de aeronaves previstos estão a versão naval da aeronave de ataque leve TAI Hurjet, o caça a jato não tripulado TAI ANKA-III, o caça a jato não tripulado Bayraktar KIZILELMA da Baykar e o drone de combate UCAV TB-3. Os projetistas sugerem que as capacidades aéreas do MUGEM poderão aumentar conforme o projeto avança.
Armamento e Autodefesa
Para suas capacidades de autodefesa, o MUGEM será armado com um Sistema de Lançamento Vertical (VLS) MIDLAS de 32 células (8×4) e quatro Sistemas de Armas de Proximidade (CIWS) Gökdeniz. Além disso, seis Sistemas de Armas Remotas STOP de 25 mm Aselsan fornecerão defesa de curto alcance principalmente contra ameaças assimétricas.
Especificações técnicas
Comprimento: 285 metros
Largura: 72 metros
Calado: 10,1 metros
Deslocamento: 60.000 toneladas
Velocidade máxima: 25 nós
Velocidade de cruzeiro: 14 nós
Alcance: 10.000 milhas náuticas em velocidade de cruzeiro
Propulsão: Sistema de turbina com quatro turbinas a gás LM2500 de 23 MW cada
Capacidade de tripulantes: Aproximadamente 800 pessoas
Capacidade da aeronaves: 50 aeronaves tripuladas/não tripuladas
Sistema de gerenciamento de combate: ADVENT CMS
Fonte: Naval News
@FFO