• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Turquia estaria comprando o restante dos C-130J desativados pela RAF

29 de julho de 2024
Turquia estaria comprando o restante dos C-130J desativados pela RAF (Foto: RAF).
Turquia estaria comprando o restante dos C-130J desativados pela RAF (Foto: RAF).

Turquia estaria comprando o restante dos C-130J desativados pela RAF. O governo da Turquia estaria negociando com o Reino Unido a aquisição de até 14 Lockheed Martin C-130J Hercules recentemente retirados de operação pela Royal Air Force (RAF). A informação está sendo divulgada pela mídia nacional turca, sem a confirmação oficial de Ancara.

A RAF aposentou seus últimos C-130J em junho do ano passado. A frota operacional estava composta por 09 aeronaves C-130J “curtos” (designação RAF C5) e 13 modelos C-130J-30 “longos” (C4). Ao longo dos últimos anos, a RAF vendeu oito aeronaves C5 “curtas” para Bangladesh (05), Bahrein (02) e Marinha dos EUA (01).

A informação agora é que a Turquia estaria interessada em ficar com todos os 14 C-130J restantes. Os boatos surgiram no mês passado, quando o Ministério da Defesa do Reino Unido (MoD) confirmou a negociação das aeronaves, porém sem tornar público o nome do comprador, que não havia autorizado a divulgação. A Grécia também demonstrou interesse pelos aviões.

A RAF operou os C-130J Hercules desde o final da década de 1990, quando as primeiras aeronaves chegaram para substituir os envelhecidos C-130H. Durante os anos de operação, a frota de C-130J se mostrou fundamental em várias operações militares e missões humanitárias. Os Hércules do Reino Unido foram substituídos pelos modernos Airbus A400M Atlas, num esforço do MoD do Reino Unido para padronizar a frota em busca da redução de gastos.

Embora a frota C-130J/C-130J-30 da RAF tenha trabalhado duro ao longo de anos de operações no Afeganistão e no Iraque, mesmo após a aposentadoria as 14 aeronaves restantes passaram por revisão de grande porte, incluindo a substituição da caixa central das asas. Isso foi feito para maximizar o interesse dos eventuais compradores e valorizar as aeronaves na revenda.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login