Turquia envia UCAV Baykar Akinci para procurar helicóptero do presidente do Irã. Para auxiliar o governo do Irã nas buscas ao helicóptero Bell 412 da do helicóptero Bell 412 da Força Aérea Iraniana (Imperial Iranian Air Force — IIAF), que havia desparecido próximo da fronteira com o Azerbaijão, cerca de 600 quilômetros a noroeste de Teerã, o Governo da Turquia enviou um UCAV Bayraktar Akinci da TuAF.
A aeronave remotamente pilotada ficou por várias horas voando sobre a suposta região do sinistro, voando em um perfil de busca, a cerca de 9 mil pés, 160 kt durante 5, 5 horas. Ao todo ele permaneceu no ar por quase 10 horas, tendo regressado a Turquia no FL400. O regresso ocorreu após a confirmação do acidente fatal na região de Jolfa.
A agência de notícias estatal IRNA, disse que além do Presidente Ebrahim Raisi e do ministro das Relações Exteriores do Irã, estavam a bordo do helicóptero Bell 412 da Força Aérea Iraniana o governador da província iraniana do Azerbaijão Oriental, um clérigo sênior de Tabriz, três tripulantes e um oficial da Guarda Revolucionária Iraniana.
O “AKINCI01” ao sair do espaço aéreo iraniano após as buscas ao Bell 412, desenhou no espaço aéreo turco (rastro radar) a bandeira da Turquia sobre o Lago Van, para simbolizar sua missão bem-sucedida no Irã. Foi uma dança da “vitória”.
O Akıncı é o drone mais avançado e sofisticado da Turquia, sendo fabricado pela Baykar. Os UCAV Akıncı entraram no inventário da Força Aérea Turca (TuAF) em 29 de agosto de 2021, são atualmente usados ativamente pelas forças de segurança. Até agora, seis UCAV Bayraktar Akıncı B entraram em serviço.
@CAS