Turquia e Ucrânia se unem para modernizar o Mil Mi-8. A maior empresa de defesa da Turquia – a Aselsan, assinou um acordo com duas empresas ucranianas para trabalharem em conjunto na melhoria e modernização dos helicópteros Mi-8 de fabricação ucraniana.
A especialista em eletrônica militar Aselsan trabalhará com as empresas ucranianas Motor Sich e Ukroboronprom para realizar atualizações eletro-ópticas e integração de mísseis nos helicópteros Mi-8. O acordo foi assinado durante a Saha Expo, evento aeroespacial e de defesa realizado em Istambul na última semana de novembro.
De acordo com o plano, a Aselsan equipará os Mi-8s com seu sistema de mira eletro-óptico F-500C, permitindo que a aeronave tenha capacidade de efetivar mira a laser, o que também vai permitir a instalação de sistemas de mísseis L-UMTAS ou Cirit nos helicópteros.
“O acordo envolverá todos os Mi-8 no inventário turco e de outros operadores de Mi-8 fabricados pela Ucrânia”, disse a Aselsan. Isto poderá atrair clientes como a Líbia, Paquistão e o Azerbaijão.
Para trabalhar em helicópteros turcos e estrangeiras, uma nova instalação de manutenção e reparo será estabelecida em Ancara. Peças sobressalentes e testes de motor serão realizados na Ucrânia pela Motor Sich.
Este é o segundo esforço de modernização de helicópteros que reúne empresas turcas e ucranianas. Em agosto, a Associação Aeronáutica Turca e a Ukrspecexport da Ucrânia formaram uma parceria para fornecer serviços de reparo e manutenção para até 1.500 helicópteros Mi-17 de fabricação russa. Como parte do contrato, os parceiros fornecerão inicialmente serviços de manutenção e reparo em nível de parque para os 18 helicópteros Mi-17 usados atualmente pela força policial turca. Sob um contrato preliminar, a associação prestou serviços aos Mi-17 em sua base de manutenção na província de Isparta, na Turquia.
@CAS