• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Turquia e Ucrânia podem unir forças para concluir a montagem do segundo An-225 Mriya

26 de outubro de 2020
Fuselagem semi-produzida do segundo An-225, parada no hangar da Antonov desde o final dos anos 1980 (Foto: Antonov Company).

O Chefe Adjunto do Gabinete de Ministros da Ucrânia e o Chefe do Ministério das Indústrias Estratégicas da Ucrânia, Oleg Urusky, chefiou recente visita de uma delegação do seu país à indústria aeronáutica da Turquia. Entre os integrantes da comitiva, estava o Presidente da estatal Antonov, Alexander Los.

Em entrevista a mídia local, Urusky disse que a Turquia está muito interessada nos quadrimotores pesados An-124 Ruslan, mas o explicou que o Governo da Ucrânia enfrenta dificuldades na produção dessas aeronaves. Por outro lado, foi oferecida uma opção para Ankara ajudar no financiamento para terminar o segundo An-225 Mriya, que está há mais de 30 anos com 70% da estrutura montada, dentro de um hangar da Antonov State Enterprise.

“Durante a nossa visita, o Presidente da Turquia e eu tocamos na questão da conclusão do segundo “Mriya”. Apesar do montante que foi anunciado pelo lado ucraniano sobre a necessidade de implementação deste projeto, o lado turco afirmou que esta questão requer uma discussão técnica mais aprofundada. A Turquia está interessada em aeronaves de transporte estratégico pesados, mas atualmente não podemos oferecer Ruslans. Nós mesmos precisamos deles, e não somos capazes de construir novos. Teoricamente, podemos terminar o segundo “Mriya”, se tivermos investidores interessados”, explicou Urusky.

Em 2019 a China demonstrou interessou na conclusão do segundo An-225, cujo valor necessário estimado por Kiev é de cerca de US$ 400 milhões. Diante dessa cifra, as conversações com Pequim não avançaram.

Antonov An-225 CCCP-82060, transportando a nave espacial soviética Buran, durante o Paris Air Show em 1989 (Foto: Ralf Manteufel – Wikipedia).

O gigante hexamotor An-225 “Mriya”, foi projetado pela indústria soviética para transporte logístico do seu programa espacial soviético, incluindo o ônibus espacial Buran, que era transportada sobre a sua fuselagem. Atualmente é maior avião em operação comercial no mundo, com mais de 70 metros de comprimento, peso máximo de decolagem 640 toneladas e payload de 250 toneladas, tendo o título de aeronave mais pesada já produzida. Devido ao colapso da estrutura política da União Soviética em 1991, apenas uma An-225 foi completado.

Hoje o único An-225 “Mriya”, prefixo UR-82060, está em serviço na companhia aérea Antonov Airlines, uma empresa do grupo Antonov Company, especializada no transporte internacional de carga. A eclética frota da companhia inclui além do An-225 Mriya, sete An-124-100 Ruslan, um An-22 Antei, dois An-12, um An-26 e um An-74T.

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login