Turquia e Rússia se aproximam para desenvolver o caça TF-X. A Turquia e a Rússia estão negociando um processo de cooperação no campo da defesa, o que inclui o desenvolvimento do seu futuro caça de quinta geração TF-X. A informação foi divulgada por Ismail Demir, Presidente da Indústria de Defesa turca.
“Existem muitas disposições sobre a cooperação, em nossas negociações com a Rússia. Elas incluem questões relacionadas ao desenvolvimento de aviões de combate nacionais. Como a futura aeronave TF-X deixará o hangar em 2023, e estamos encolhendo o motor e alguns sistemas. Isto passará por um processo gradual de desenvolvimento e localização de certos sistemas ao longo do tempo. Durante esse processo, conversas serão realizadas com os russos, envolvendo sistemas específicos. No momento, não estamos discutindo uma gama tão ampla de detalhes”, disse Demir, em uma entrevista ao jornal Milliyet.
Em outra oportunidade, Ismail Demir disse que a Turquia poderia adquirir caças russos Su-35 e Su-57.
Desde 2016 a Turquia vem trabalhando em seus projetos de aeronaves de combate nacionais. Especialmente no TF-X, a empresa britânica BAE Systems está participando deste projeto, que está em desenvolvimento simultâneo à participação turca no programa do jato americano F-35 Ligthning II. Conforme o projeto, a Força Aérea da Turca deveria receber uma centena de F-35, mas os Estados Unidos excluíram a Turquia do programa, depois que Ancara assinou um contrato de aquisição dos sistemas russos de defesa antimísseis S-400.
Nesse contexto, o desenvolvimento de um caça de quinta geração turco tornou-se ainda mais relevante, tendo em vista que este é um objetivo estratégico da liderança do país.
@FFO