Turquia e Rolls-Royce trabalham em um motor para o TF-X. A Turquia iniciou uma cooperação com a Rolls-Royce para definir o motor que alimentará o Aeronave de Combate Nacional, com o objetivo de lançar o primeiro protótipo do TAI Turkish Fighter Experimental (TF-X)/National Combat Aircraft (MMU) em 2023, disse o chefe da autoridade de defesa no dia 6 de março.
Em programa televisionado pela CNN Türk, Ismail Demir, chefe da Presidência das Indústrias de Defesa (SSB), comentou sobre os avanços em relação ao MMU, projeto há muito aguardado da indústria de defesa nacional. O TF-X, uma aeronave de quinta geração com características semelhantes ao F-35 Lightning II da Lockheed Martin, está sendo desenvolvido pela indústria de defesa local, com a Turkish Aerospace Industries (TAI) como principal contratante. Ele afirmou que existe uma opção alternativa, além do motor General Electric F110 americano, Demir observou: “Também podemos a capacidade de trabalhar com a Rolls-Royce para o motor do TF-X. Antes, tínhamos algumas preocupações sobre essa cooperação, mas empresa resolveu essas as dúvidas e o trabalho já começou”, acrescentou.
Demir, em março de 2021, afirmou que a empresa britânica não tinha motor para esta aeronave e que a empresa estava se oferecendo para desenvolver um novo motor. Depois de algumas reuniões, novas opções surgiram, inclusive, uma parceria com empresas turcas. Fontes abertas sugerem que a TRMotor e a Rolls-Royce da Turquia trabalharão juntas para desenvolver um motor para a TF-X.
Em agosto passado, chegou-se a cogitar que o TF-X recebesse um motor de origem russa, vinda da Rostec. Com a crise advinda da guerra na Ucrânia, e o interesse da General Electric e da Rolls-Royce, as chances da Rostec ficaram nulas
O caça nacional está programado para fazer seu roll-out em 2023 e fazer seu voo inaugural entre 2025 ou 2026. Sua entrada em serviço na Turkish Air Force (Türk Hava Kuvvetleri) em 2029.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS