Turquia e Catar formam esquadrão de caça conjunto. As Forças Aéreas da Turquia e do Catar formaram um Esquadrão conjunto de caça com o objetivo de aumentar a interoperabilidade, cooperação e treinamento, além de melhorar a segurança mútua e da região.
O comandante da Força Aérea Turca (TuAF), General Ziya Cemal Kadıoglu, visitou o Esquadrão Conjunto na Base Aérea de Dukhan, no Catar, onde foi recebido pelo Major General (Piloto) Jassim bin Mohamed Al-Mannai, Comandante da Força Aérea do Emir do Catar (QEAF). Os Oficiais inspecionaram as instalações e o treinamento conjunto da Unidade binacional.
A criação do Esquadrão conjunto ocorre após cinco da Turquia inaugurar uma Base Militar no Catar. A nova unidade promete aumentar a interoperabilidade e a cooperação entre ambos países, ao mesmo tempo em que oferece novas oportunidades de treinamento, além de melhorar a segurança regional.
Para a QEAF o acordo com a TuAF é uma importante oportunidade de treinamento com uma Força Aérea forte e experiente. A recente expansão da frota de caças do Catar, que passou rapidamente de 12 aeronaves para 96, significa que muitos dos seus pilotos são relativamente inexperientes, e interoperabilidade com os pilotos turcos (muitos com significativa experiência em combate) pode ser muito útil.
Para a Turquia, cuja primeira linha de caça é baseada em centenas de F-16A/B Fightning Falcon e alguns envelhecidos F-4E Phantom, poderá obter grande experiência através da interação com os modernos Eurofighter Typoon e Dassault Rafale do Catar. Cabe ressaltar que a TuAF está tentando comprar um lote de caças Typhoon, e será uma boa oportunidade para conhecer de perto essa aeronave. Além disso, o Rafale é a aeronave utilizada pela Grécia, antigo desafeto turca (veja aqui), e conhecer o caça francês de perto ajudará a desenvolver melhores táticas de combate.
A quantidade e o tipo de aeronaves e o número de militares de cada lado que irão compor o Esquadrão binacional não foi divulgado. Acredita-se que o Comando Conjunto tenha sido estabelecido em Doha, no Catar. Também não ficou claro quais missões serão confiadas à unidade de caça, embora tenha havido sugestões de que realize patrulhas aéreas conjuntas na região, além de voos de treinamento.
Turquia e Qatar têm interesse mútuo em garantir estabilidade no Oriente Médio e enfrentam desafios de segurança compartilhados. O novo Esquadrão promete aumentar a segurança de ambas as nações, ao mesmo tempo em que contribui para a estabilidade regional.
@FFO