Depois que a participação da Turquia no conflito da Líbia e da Síria, a Turquia parece estar abrindo um nova frente, ao apoiar os esforços da Ucrânia de tentar restaurar as duas auto-proclamadas Repúblicas Populares: Donetsk e Luhansk.
Fontes do Ministério da Defesa da Ucrânia confirmaram sem muitos detalhes que o governos de Ancara doou pelo menos seis drones de ataque Bayraktar TB2, que inicialmente serão implantados na região de Kramatorsk, uma cidade importante da região de Donetsk. Colocar os seis drones nesta parte da Ucrânia, levou vários especialistas militares a concluir que governo de Kiev está preparando um ataque em outra tentativa de restaurar sua integridade territorial. Para a imprensa russa foi um claro recado de Kiev, que este prepara um ataque na região visando reconquistar territórios perdidos em 2014.
A situação em Kramatorsk atual não relata a presença de qualquer sistema de mísseis antiaéreos na área, o que dobraria consideravelmente o poder de ataque e ataque dos drones Bayraktar TB2.
Doar os drones também traz consigo uma jogada comercial, pois nos bastidores se fala que a Ucrânia poderá adquirir um grande número de Bayraktar TB2, ou até mesmo fabricar localmente eles para equipar suas forças armadas. O emprego das seis unidades doadas pode ser visto como um “teste drive” final para comprovar a sua eficácia em combate.
@CAS