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Turquia divulga imagens do caça KAAN passando por testes de pós-combustor

10 de dezembro de 2024
Turquia divulga imagens do caça KAAN passando por testes de pós-combustor (Fotos: TAI).
Turquia divulga imagens do caça KAAN passando por testes de pós-combustor (Fotos: TAI).

Turquia divulga imagens do caça KAAN passando por testes de pós-combustor. A Turkish Aerospace Industries (TAI) recentemente concluiu com sucesso os testes estáticos de pós-combustão dos motores do seu caça de quinta geração “KAAN”. A fabricante turca divulgou imagens do jato nas instalações em Kahramankazan com os pós-combustores acionados.

O teste estático serviu para validar a operação dos motores GE F110-GE-129 sob condições extremas de temperatura, vibração e pressão. Além disso, os engenheiros avaliaram outros parâmetros e sistemas, como alimentação de combustível, linhas hidráulicas, temperaturas de saída, entre outros.

O único protótipo do KAAN (designado P0) até agora realizou apenas dois voos de testes, o primeiro em 21 de fevereiro e o segundo voo em 06 de maio. O terceiro voo está previsto para ocorrer em 2025. Paralelamente a isso, a TAI trabalha para concluir mais dois protótipos (P1 e P2) que irão se juntar ao processo de certificação no ano que vem. Os primeiros testes de armas estão planejados para 2026.

O projeto do “KAAN” (termo regional que indica poder supremo), surgiu há cerca de uma década, quando o governo turco estabeleceu a meta para se tornar independente de fornecedores estrangeiros na área de defesa. Com características furtivas, inerentes aos caças de quinta geração, o KAAN está sendo desenvolvido pela indústria nacional, liderada pela TAI como principal contratante.

O jato tem 20 metros de comprimento, 12 metros de envergadura, peso máximo de decolagem de aproximadamente 27 toneladas e deverá alcançar velocidades próximas a Mach 2 (cerca de 2.400 km/h). Inicialmente o KAAN será equipado com dois motores General Electric GE F110, produzidos sob licença pela TUSAŞ Engine Industries (TEI). A indústria local trabalha em um projeto nacional baseado nos motores Eurojet EJ200 que equipam os caças Eurofighter Typhoon, para tornar o KAAN ainda mais independente de tecnologias estrangeiras.

Durante a próxima década, quando entrar em operação, o TAI KAAN e o supersônico TAI HÜRJET, eles deverão substituir os mais de 200 envelhecidos caças F-16 que atualmente compõem a primeira linha de defesa e superioridade aérea da Turquia. A TAI planeja entregar as primeiras 20 unidades KAAN até 2028 e aumentar a produção para duas unidades por mês até 2029, gerando receitas anuais de aproximadamente US$ 2,4 bilhões.

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