Turquia converte alvo-aéreo em drone kamikaze. A Turkish Aerospace Industries (TAI) converteu o seu alvo aéreo de treinamento Şimşek em um drone kamikaze. A informação foi divulgada por Temel Kotil, CEO da TAI, em uma entrevista à CNN Turquia em 25 de abril.
O programa Şimşek iniciou em 2009 para atender às necessidades dos militares turcos no treinamento contra alvos aéreos simulando aeronaves ou mísseis inimigos. Ele foi criado como uma plataforma de alta velocidade movida por um turbojato com velocidade máxima de 400 nós (740 km/h) e altitude de 15.000 pés (4.500 metros).
Na sua versão kamikaze, o Şimşek poderá carregar até cinco quilos de explosivos por uma distância de até 200 quilômetros, quando lançado de à partir de uma aeronave não tripulada (UAV), como os TAI Anka ou Aksungur.
A TAI produz cerca de 100 Şimşek por ano, cujo projeto original simula o desempenho de uma aeronave à jato. Com a instalação de sensores ópticos e recursos de data-link, o Şimşek poderia ser usado em missões de busca de alvos.
A versão kamikaze do Şimşek estaria pronta para uso operacional, no entanto a TAI ainda está trabalhando para melhorar sua carga útil e capacidades de manobras.