

Turquia comprará novos aviões-tanque da Boeing ou Airbus. O Ministério da Defesa da Turquia abriu negociações com a Boeing e com a Airbus visando a assinatura de um futuro contrato de compra de novos aviões-tanque multifuncionais KC-46A Pegasus ou A330 MRTT (Multi Role Tanker Transport) que irão substituir a atual frota de KC-135R Stratotanker da Força Aérea Turca (TUAF).
Segundo uma fonte familiarizada com o assunto recentemente ouvida por Janes, as negociações entre o governo e as duas fabricantes dos aviões foram iniciadas e precedem a formalização da assinatura do contrato, que ainda não tem data oficial para acontecer.

“Há vantagens para em ambos modelos. Para o KC-46A, a Força Aérea Turca já está familiarizada com a filosofia de manutenção da USAF, adquirida por meio dos atuais KC-135R. Para o A330 MRTT há mais opções de configuração como operações de evacuação aeromédica, entre outras”, disse a fonte ouvida por Janes no dia 26 de maio último.
Ainda não há divulgação pública sobre a quantidade de aeronaves em negociação, bem como o cronograma previsto para o recebimento dos primeiros aviões.

Atualmente a TUAF possui sete Boeing KC-135R comprados de segunda mão dos EUA em 1993 e cujas células foram fabricadas entre 1957 a 1963. Eles são operados pelo 10º Comando de Jatos sediado em Incirlik e que prestam apoio às unidades de caça em missões ataques aéreos convencionais de longo alcance e patrulhas aéreas, além de realizar missões secundárias de transporte de tropas e cargas.
Em 2021 a TUAF em conjunto com a USAF iniciou o processo de modernização dos seus KC-135R, sob o programa “Pacer Craig Block 45.1”. Realizado nos Estados Unidos, o processo prevê manter a frota turca atualizada e operacional até pelo menos 2036.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO