Turquia celebra voo do ATAK-2 seu novo helicóptero de ataque. O helicóptero pesado de ataque ATAK-2, desenvolvido pela Turkish Aerospace Industries (TAI), realizou seu voo inaugural na última sexta-feira (28). O teste durou apenas 15 minutos, onde os pilotos realizaram com sucesso manobras leves e pairadas a baixa altura.
A TAI anunciou o desenvolvimento do projeto ATAK-2 em fevereiro de 2019, em um trabalho que envolve a cadeia de fornecedores e suprimentos nacional. Utilizando o know-how adquirido nos projetos do helicóptero leve de ataque T129 ATAK e no multifuncional T625 Gökbey, atendendo a necessidade do governo da Turquia para um helicóptero pesado de ataque.
O ATAK-2 é um helicóptero bimotor pesado de ataque, da mesma classe do norte-americano AH-64 Apache, com peso de decolagem de aproximadamente dez toneladas. Entre suas características estão uma tripulação de duas pessoas, teto de serviço de 20.000 pés e velocidade máxima de 172 nós.
A fabricante destaca a comunalidade de componentes entre programas ATAK-2, ATAK e Gökbey, especialmente nos sistemas e subsistemas de transmissão, rotores e trens de pouso. O motor selecionado para equipar o ATAK-2 foi o ucraniano Motor Sich TV3-117VMA-SBM1V-01T. Sua escolha foi uma decisão do governo turco para evitar problemas com as licenças de exportação dos EUA, que afetaram o cronograma de entregas do ATAK-129 para clientes estrangeiros.
Quanto à capacidade de combate, o ATAK-2 está equipado com um anhão de 30mm sob o nariz, e poderá transportar até 1.200kg de armamentos, como mísseis e/ou foguetes guiados por laser ou radar.
Após a conclusão das atividades de projeto e produção estrutural, o ATAK 2, que iniciou os testes de solo, concluiu com sucesso os testes, que eram os primeiros requisitos de partida do motor, e realizou com sucesso a primeira partida do motor, que é um dos cantos mais importantes do projeto, em 23 de abril.
@FFO