Turquia celebra voo do ATAK-2 seu novo helicóptero de ataque. O helicóptero pesado de ataque ATAK-2, desenvolvido pela Turkish Aerospace Industries (TAI), realizou seu voo inaugural na última sexta-feira (28). O teste durou apenas 15 minutos, onde os pilotos realizaram com sucesso manobras leves e pairadas a baixa altura.
A TAI anunciou o desenvolvimento do projeto ATAK-2 em fevereiro de 2019, em um trabalho que envolve a cadeia de fornecedores e suprimentos nacional. Utilizando o know-how adquirido nos projetos do helicóptero leve de ataque T129 ATAK e no multifuncional T625 Gökbey, atendendo a necessidade do governo da Turquia para um helicóptero pesado de ataque.
O ATAK-2 é um helicóptero bimotor pesado de ataque, da mesma classe do norte-americano AH-64 Apache, com peso de decolagem de aproximadamente dez toneladas. Entre suas características estão uma tripulação de duas pessoas, teto de serviço de 20.000 pés e velocidade máxima de 172 nós.
A fabricante destaca a comunalidade de componentes entre programas ATAK-2, ATAK e Gökbey, especialmente nos sistemas e subsistemas de transmissão, rotores e trens de pouso. O motor selecionado para equipar o ATAK-2 foi o ucraniano Motor Sich TV3-117VMA-SBM1V-01T. Sua escolha foi uma decisão do governo turco para evitar problemas com as licenças de exportação dos EUA, que afetaram o cronograma de entregas do ATAK-129 para clientes estrangeiros.
Quanto à capacidade de combate, o ATAK-2 está equipado com um anhão de 30mm sob o nariz, e poderá transportar até 1.200kg de armamentos, como mísseis e/ou foguetes guiados por laser ou radar.
Após a conclusão das atividades de projeto e produção estrutural, o ATAK 2, que iniciou os testes de solo, concluiu com sucesso os testes, que eram os primeiros requisitos de partida do motor, e realizou com sucesso a primeira partida do motor, que é um dos cantos mais importantes do projeto, em 23 de abril.
@FFO
A Turkish Aerospace Industries (TAI) enviou mais dois helicópteros T129 Atak para a Força Aérea das Filipinas (PhAF). As aeronaves chegaram nas Filipinas a bordo de dois Airbus A400M Atlas da Força Aérea Turca (TUAF).
Em "Notícias"
O Ministro da Defesa da Nigéria e o Comandante da Força Aérea Nigeriana (NAF) recentemente visitaram as instalações da Turkish Aerospace Industries (TAI), na Turquia, quando surgiram as primeiras imagens dos primeiros helicópteros de ataque T129 ATAK destinados ao país africano.
Em "Notícias"
A Força Aérea das Filipinas (PhAF) recebeu os dois últimos helicópteros T129B ATAK produzidos pela empresa turca Turkish Aerospace Industries (TAI). As aeronaves fazem parte de um pedido de seis unidades, e foram recebidas no final do mês passado na Base Aérea Major Danilo Atienza, em Cavite, nas Filipinas.
Em "Notícias"