Turquia: caça de 5ª geração MMU/TF-X voará ainda neste ano. Em um recente encontro com jornalistas, o presidente da Turkish Aerospace Industries (TAI), Temel Kotil, informou que o novo Turkish Fighter Experimental (TF-X), ou Aeronave de Combate Nacional (MMU), será oficialmente apresentado no próximo dia 18 de março. Esse será o primeiro caça tripulado produzido na Turquia.
Inicialmente os protótipos da aeronave de quinta geração turca serão equipadas com motores norte-americanos General Electric F110, os mesmos utilizados pelos caças F-16 que atualmente compõem a espinha dorsal da aviação de caça da Força Aérea Turca (THK). A indústria aeronáutica nacional turca trabalha em um motor produzido localmente para equipar os caças MMU de série.
O Sr. Kotil também informou que o primeiro voo do MMU está previsto para o final deste ano de 2023, ou seja, cerca de dois anos antes do programado originalmente. “Seu primeiro voo estava previsto para 2025, mas ele voará no final deste ano, após a instalação de todos os sistemas. Eu não pensava que a MMU seria tão bem-sucedida”, conclui Kotil
Lançado em 2010, o programa T-FX/MMU tem por objetivo desenvolver um caça de quinta geração para substituir a enorme frota de caças F-16 da THK, a maior do mundo depois da USAF. O desenvolvimento do caça local foi acelerado em 2019, quando a Turquia foi retirada do programa do caça norte-americano F-35 Lightning II, por adquirir sistemas de mísseis S-400 da Rússia.
O bimotor supersônico TAI TF-X/MMU terá 21 metros de comprimento, 14 metros de envergadura e 6 metros de altura, e deverá alcançar velocidades superiores a 2.000 km/h (Mach 2). A aeronave também terá a capacidade “supercruise”, ou seja, poderá voar a velocidades supersônicas em voo de cruzeiro, sem o uso de pós-combustão. A entrada em serviço na THK está prevista para 2028.
@FFO