A Turkish Aerospace Industries (TAI) segue avançando no processo de desenvolvimento do HÜRJET, o novo caça supersônico leve de treinamento e ataque projetado para a Força Aérea da Turquia (TuAF). Iniciado em 14 de agosto de 2017, o projeto atenderá as necessidades do programa Jet Evolution da TuAF, que visa substituir cerca de 70 Northrop T-38A(M) Talon, atualmente em operação nas unidades de treinamento avançado da Turquia.
Recentemente o projeto HÜRJET atingiu uma etapa importante, com as assinaturas de contratos com empresas que irão fornecer subsistemas para o início da produção do primeiro protótipo. Até o momento a TAI realizou o desenvolvimento em modelos digitais virtuais, com verificações de ciclo de carga e análise estrutural, além de diversos estudos em túnel de vento usando um mock-up escala 1/10. A previsão é que o primeiro voo do protótipo ocorra em 2023, e que as primeiras aeronaves de produção sejam entregues para a TuAF a partir de 2025.
O HÜRJET será utilizado como treinador avançado e missões de ataque leve e apoio aéreo aproximado. Deverá ter dimensões aproximadas de 9,8 metros de envergadura, 13 m de comprimento, 4,2 m de altura e área de asa de 24 m². Equipado com um motor TBA de 85 kN (19,200 lbf), alcançará a velocidade máxima de Mach 1.4, teto de serviço projetado será de aproximadamente 46 mil pés (14 km), alcance de 2.600 km (1.400 milhas náuticas), capacidade de carga de 2.700 kg. Será equipado com Head-Up Display (HUD), Helmet Mounted Display (HMD), Full Authority/Digital Controlled Flight System e capacidade de ser reabastecido em voo.
@FFO