

Turquia avança na produção de dois novos protótipos do seu caça de quinta geração KAAN. A Turkish Aircraft Idustries (TAI) está avançado na produção do segundo e do terceiro protótipos do KAAN, o futuro caça de quinta geração da Turquia. As aeronaves estão no estágio de integração de sistemas embarcados na linha de montagem final da empresa em Ancara.
De acordo com portal Ulusavunma , os dois caças estão sendo construídos com base em dados obtidos nos voos de testes realizados no ano passado pelo primeiro protótipo do KAAN (“P0”). A previsão é que os dois novos protótipos aprimorados voem no segundo trimestre de 2026.
Atualmente a linha de produção da TAI em Ancara tem capacidade para construir até oito aeronaves por ano, mas a empresa tem projetos de ampliar a produção assim que receber os pedidos. A previsão é que a Força Aérea Turca (TuAF) encomende até 148 aeronaves, embora não esteja claro se esse número inclui as 48 aeronaves destinadas para a Indonésia.

Com a entrada em serviço prevista para 2029, o KAAN Bloco 10 inicialmente terá um envelope de voo limitado, que será expandido gradualmente através dos voos de testes e o desenvolvimento de software especializados. Por ser uma aeronave multifuncional, o KAAN integrará aviônicos avançados e munições ar-ar e ar-solo produzidas pela indústria nacional.
A TAI descreve o KAAN como peça-chave no amplo esforço estratégico do país para atingir a independência em capacidades aeroespaciais de defesa. O caça de quinta geração deverá operar em conjunto com plataformas estrangeiras atualmente em operação no inventário turco e, futuramente, substituir algumas delas.
Falando em uma conferência para a indústria no último dia 29 de agosto, Tolga Demiroglu, executivo da TAI, confirmou que a empresa está focada em finalizar e entregar o KAAN, mas revelou que seus engenheiros já estão trabalhando no futuro projeto de um caça de sexta geração nacional.
“O KAAN não é apenas um caça. É o produto de um ecossistema aeroespacial nacional”, disse Demiroglu. “Podemos não ser os primeiros a desenvolver um caça de sexta geração, mas seremos pioneiros. A TAI está na fase de doutorado — fazendo algo que nunca fez antes.”
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO