

Turquia: aquisição do Eurofighter Turcos evolui, sem esquecer do F-35. O governo turco estabeleceu um caminho claro para a entrega do Eurofighter Typhoon, que inclui o uso de aeronaves do Catar e de Omã até que os fabricantes britânicos comecem a entregar seus novos modelos de produção.
Segundo o ministério, as 12 aeronaves a serem adquiridas do Catar (Tranche 3) serão entregues após a assinatura do contrato, enquanto as 12 aeronaves de Omã (Tranche 3) chegarão após um processo de modernização. Nenhuma informação foi divulgada sobre a duração ou o custo dessas atualizações. Espera-se que a frota provisória mantenha a disponibilidade de poder aéreo até que os Typhoons novos de fábrica, montados no Reino Unido, comecem a integrar o inventário da Força Aérea Turca (TuAF). A Turquia assinou um acordo com o Reino Unido em outubro deste ano. A data de assinatura não está clara, mas é provável que o acordo dos Typhoons cataris seja assinado até 31/12/2025. Já com Omã, deve ocorrer em meados de 2026.
Em paralelo, o Ministério da Defesa abordou os comentários recentes do embaixador dos EUA, Thomas Barrack, a respeito dos programas S-400 e F-35. O Ministério da Defesa reiterou que a Turquia continua a fortalecer sua arquitetura de defesa aérea por meio de sistemas desenvolvidos nacionalmente e confirmou que não houve novos desenvolvimentos em relação aos S-400.
Sobre a questão do F-35, Ancara enfatizou que as consultas com Washington permanecem ativas. Essas discussões se concentram na remoção das restrições políticas e sanções que atualmente impedem o retorno da Turquia ao programa. A Turquia mantém o diálogo aberto sem criar expectativas, ao mesmo tempo que sinaliza que o progresso depende de um alinhamento político mais amplo entre os dois aliados. O grande impasse hoje já não são mais os S-400, mas sim, a pressão israelense de “não fornecer F-35 à Turquia”.
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