Turquia apresentou uma imagem do seu novo drone de combate ANKA-3. O governo turco compartilhou a primeira foto real da aeronave de combate não tripulada ANKA-3. Em forma de asa, o jato foi desenvolvido pela Turkish Aerospace Industries (TAI), e deve fazer seu voo inaugural ainda neste ano de 2023.
Falando para a mídia turca, o presidente da Agência Industrial de Defesa Nacional, Prof. Dr. Ismail Demir, disse que esse é o primeiro projeto da TAI para um drone de combate desta classe, desenvolvido à pedido da Força Aérea Turca (TUAF). Segundo informações, o ANKA-3 terá um peso máximo de decolagem de aproximadamente sete toneladas.
O jato não-tripulado foi projetado principalmente para realizar missões ar-terra, focado em ataque profundo para a supressão das defesas aéreas inimigas (DEAD/SEAD). Seu desenvolvimento é parte da família de drones turca ANKA.
Até o momento, as Forças Armadas da Turquia operam duas outrras versões dessa família de drones, o ANKA-1 e o ANKA-2. Ambos já foram vendidos para outros países, como a Argélia, Chade, Indonésia, Cazaquistão, Quirguistão, Malásia e Tunísia.
A indústria aerospacial turca é uma das líderes mundias no desenvolvimento de drones militares de combate e reconhecimento. O sucesso do drone mais famoso da Turquia, o Bayraktar TB2, projetado e fabricado pela Baykar , proporcionou oportunidades para a indústria aeroespacial turca vender seus drones em todo o mundo.
@FFO