Turquia apresentou novo drone de combate furtivo Kizilelma. O fabricante de drones militares turco Bayktar, apresentou recentemente o primeiro protótipo do Kizilelma, sua mais nova Aeronave de Combate Não Tripulada (UCAV), e o primeiro a jato produzido pela empresa. Ele foi apresentado em um evento nas instalações da fábrica, ao lado do segundo protótipo em montagem.
O monomotor Kizilelma poderá alcançar velocidades próximas de 800 km/h, altitude máxima de 10.500 metros (35 mil pés), autonomia de cinco horas de voo e um raio de ação de 900 quilômetros. O drone terá um peso máximo de decolagem de 5.550 kg, incluindo cerca de 1.500 kg de carga útil (armamentos e sensores).
De acordo com a fabricante, o novo UCAV a jato terá capacidade de pousar e decolar de navios de ataque anfíbio equipados com pequenas pistas, como o TCG Anadolu da Marinha da Turquia.
Seus compartimentos internos para armamentos, e design com seção transversal e baixa assinatura radar, deixará o Kizilelma com características furtivas. Aliado a isso, a aeronave terá um radar AESA embarcado, que fornecerá aos operadores alta consciência situacional.
Através da Baykar, a Turquia se tornou um dos poucos países que dominam amplamente o desenvolvimento de veículos aéreos de combate não tripulados. A empresa produz o drone de sucesso Bayraktar, amplamente utilizado com sucesso em combates na guerra da Ucrânia, além do mais recente Akinci, entre outros. O voo inaugural do Kizilelma está previsto para ocorrer em 2023.
@FFO