A Turkish Aerospace Industries (TAI) apresentou publicamente um modelo do seu projeto para um helicóptero elétrico e não tripulado TAI T629. O mock-up, em tamanho real, foi lançado durante a cerimônia de entrega dos helicópteros TAI T129 ATAK para a Diretoria Geral de Segurança da Turquia.
O novo KAI T629 será oferecido em duas versões, a elétrica e não tripulada, e a opção de operação convencional tripulada. Na versão elétrica, a parte da cabine de comando, onde estariam os pilotos, será ocupada pelo banco de baterias.
O novo helicóptero de ataque turco, compartilha muitas características com o próximo helicóptero utilitário KAI T625, além de herdar os sistemas e armamentos do T129 ATAK, o principal helicóptero de ataque das forças armadas turcas.
A TAI prevê que a versão de ataque do T629 elétrico e não tripulado, poderá interessar ao Comando da Marinha Turca, que demanda por helicópteros para operar embarcados a partir do novo Navio de Assalto Anfíbio TCG Anadolu (L-400), que está em fase final de construção.
O mockup do T629 não estava equipado com nenhum armamento, a não ser por um canhão fictício M197 com três canos de 20 mm na torre do nariz, que também alojava um possível pod de mira. O fabricante informa que o T629 terá a capacidade de ataque e guerra eletrônica. Não foram divulgados detalhes sobre o desenvolvimento do projeto, bem como a apresentação do primeiro protótipo.
@FFO