Turquia anuncia que poderá adquirir caças Eurofighter Typhoon. Pela primeira vez um representante do governo turco falou publicamente sobre uma possível aquisição de caças Eurofighter Typhoons, no caso dos Estados Unidos bloquearem a venda de novos Lockheed Martin F-16 Fighting Falcon ao país.
A informação foi divulgada por İbrahim Kalın, porta-voz presidencial da Turquia, em uma entrevista ao canal de notícias local NTV em 23 de setembro: “Temos negociações com a Europa sobre os Eurofighter… a Turquia nunca ficará sem alternativas”.
Em outubro do ano passado, a Turquia solicitou ao governo norte-americano a autorização para a compra de 40 caças F-16, além de cerca de 80 kits para modernização da sua atual frota de jatos Fighting Falcon mais antigos.
Conforme Kalin, inicialmente Washington sinalizou positivamente quanto a venda dos caças para a Força Aérea Turca, especialmente depois que Ancara suspendeu o veto sobre a adesão da Finlândia e da Suécia na OTAN.
Entretanto, uma condição estabelecida pela Câmara dos Deputados dos EUA no mês de julho desagradou a Turquia. De acordo com os legisladores norte-americanos, Ancara precisa garantir que os seus F-16 não sejam usados para violar o espaço aéreo grego.
Mesmo antes do comentário do seu porta-voz sobre o Eurofighter, o presidente turco Recep Tayyip Erdoğan havia sinalizado que, em caso de negativa dos Estados Unidos para o fornecimento dos F-16, a Turquia iria buscar outros fornecedores para suprir as necessidades do país: “A Grã-Bretanha vende, a França os vende, a Rússia os vende. É possível obtê-los de todos os lugares”, disse Erdoğan no início deste mês.
Fonte: Janes Defense
@FFO