

Turquia abre negociações para comprar Eurofighters usados do Catar. O jornal Middle East Eye noticiou em 7 de outubro, que funcionários da defesa turca se reuniram com seus homólogos do Catar em Doha, no início de outubro, para discutir a possível compra de um lote de aeronaves Eurofighter Typhoon.
A proposta abrange até 24 caças Tranche 3A da Qatar Emiri Air Force (QEAF) e exigiria aprovação de exportação dos membros do consórcio Eurofighter — Reino Unido, Alemanha, Itália e Espanha — que supervisionam conjuntamente as decisões de exportação da aeronave.
Os planejadores de defesa turcos veem essa opção como uma medida paliativa para manter a capacidade operacional enquanto a modernização dos F-16 continua, as negociações para voltar ao programa F-35 continham e o programa nativo Kaan avança para a produção.
Segundo fontes turcas, ambas as partes estão próximas de um acordo, embora os detalhes finais, como preço, logística e suporte de manutenção, ainda não tenham sido definidos. Se o acordo for finalizado, a Turquia poderá receber até 24 Eurofighter Typhoon Tranche 3A do Catar, representando um reforço de curto prazo para sua força aérea, já que enfrenta crescente pressão para substituir sua frota de F-16 envelhecida enquanto aguarda a entrada em serviço de sua aeronave Kaan de próxima geração.
Os 24 Eurofighter Typhoons foram adquiridos por meio de um acordo de € 6,7 bilhões com a BAE Systems em 2017. Essas aeronaves estão entre as versões mais modernas do Typhoon, com aviônicos digitais, o radar de varredura eletrônica ativa (AESA) Captor-E e sistemas defensivos aprimorados.

Fontes na Europa afirmam que há apoio geral ao acordo, com a Turquia vista como um grande cliente futuro que poderá posteriormente buscar modelos Tranche 4 mais recentes equipados com o novo Sistema de Radar Comum Europeu (ECRS) Mk2, que, segundo a BAE Systems, melhorará significativamente o alcance de detecção e o desempenho em guerra eletrônica.
Para Ancara, a potencial transferência do Catar é uma maneira prática de manter a prontidão operacional enquanto seu programa nacional de caças continua a se desenvolver. Em julho de 2025, a Turquia assinou um memorando de entendimento preliminar com o Reino Unido para a compra de 40 novos Eurofighter Typhoons. Porém, até o momento nada ainda foi definido, pois as autoridades turcas consideraram a oferta inicial excessivamente cara e, mesmo que um contrato definitivo seja assinado, as entregas levariam vários anos. Em contrapartida, aeronaves já em serviço no Catar poderiam ser entregues mais rapidamente, uma vez obtidas as aprovações necessárias. Essa opção é atraente porque ajudaria a Turquia a evitar uma lacuna de capacidade no final da década de 2020, quando vários de seus caças F-16 começarão a atingir o fim de sua vida útil.
O acordo com o Eurofighter permitiria à Turquia manter uma frota aérea moderna até que o Kaan, seu caça de quinta geração desenvolvido internamente, esteja totalmente operacional. O Kaan fez seu voo inaugural no início de 2025 e, embora as autoridades turcas esperem entregar as primeiras unidades até 2028, a maioria dos especialistas prevê sua entrada em serviço mais perto de 2030. Até lá, a Força Aérea Turca contará com uma combinação de F-16 modernizados, futuros Eurofighters e protótipos do Kaan para treinamento e transição de pilotos.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS