Turcomenistão recebe helicópteros aeromédicos. O Turcomenistão está na maior onda de compra de aeronaves de sua história. Após a aquisição de aeronaves de combate Leonardo M-346 Master e Embraer A-29B Super Tucano e aeronaves de transporte Leonardo C-27J NG e UCAV Baykar Bayraktar TB2 UCAVs para a Força Aérea do Turcomenistão, foram adquiridos dois um único helicópteros, um Kazan Ansat e um Mi-17-1V para fornecer serviços aeromédicos de emergência a todo o país.
Os helicópteros foram entregues em abril e maio de 2021, entrando em serviço com a Turkmenistan Airlines recentemente, que opera os helicópteros em nome do Ministério da Saúde e Indústria Médica. O uso de ambulâncias aéreas é um feito relativamente novo na Ásia Central. Apenas o Cazaquistão opera uma série de helicópteros dedicados a funções aeromédicas.
Um contrato para o fornecimento dos helicópteros Ansat (EZ-1487) e Mi-17-1V (EZ-1486) foi assinado entre a Kazan Helicopters e a Turkmenistan Airlines em março de 2020. Ambos os helicópteros vêm equipados com equipamento médico especializado que inclui ventiladores médicos, unidades de eletrocardiografia, conjuntos de intubação e desfibriladores. O Mi-17-1V é vem equipado com dois tanques de combustível externos para ampliar o alcance. Em novembro de 2020, trinta especialistas em aviação turcomanos começaram seu treinamento na fábrica da Kazan no Tartaristão, onde os helicópteros são produzidos.
Ambos os helicópteros serão baseados no Aeroporto Internacional de Ashgabat (IAP). Cerca de um sexto da população estimada do Turcomenistão, de cerca de seis milhões, vive em Ashgabat, e os hospitais mais modernos do país estão localizados aqui. Todos, exceto alguns deles, apresentam um heliporto, permitindo as operações do Ansat e Mi-17.
@CAS