Tunísia incorpora os primeiros quatro T-6C Texan II. A Força Aérea da Tunísia (TAF) incorporou oficialmente os quatro primeiros Beechcraft T-6C Texan II, em uma cerimônia realizada em 17 de julho, na Base Aérea de Sfax, na costa do Mediterrâneo. O evento contou com a presença de autoridades tunisianas e de representantes da Embaixada dos EUA no país.
Em outubro de 2019, o Departamento de Estado dos EUA aprovou a venda de até 12 aeronaves T-6 para a Tunísia por um valor estimado de US$ 234 milhões. No final de 2020, o Ministério da Defesa da Tunísia anunciou a aquisição de oito treinadores T-6C, além de possíveis quatro aeronaves de ataque leve AT-6E.
Conforme noticiamos, em novembro de 2022 o primeiro T-6C foi formalmente entregue à Força Aérea da Tunísia nas instalações da Textron Aviation em Wichita, Kansas (EUA). Entretanto, somente em maio passado o primeiro lote, composto com quatro aeronaves (matrículas Y22081/KA; Y22082/KB; Y22083/KC e Y22084/KD), voou para Tunísia, via Islândia, Escócia e Reino Unido.
Os Texan II da TAF serão operados pelo 13º Esquadrão sediado na Base Aérea de Sfax/Thyna, situada a cerda de 290 quilômetros ao sul da capital Tunis. Além das aeronaves, o Esquadrão contará com um conjunto treinamento fornecido pela TRU Simulation + Training, uma afiliada da Textron Aviation.
A expectativa é que o seguindo lote, com as quatro aeronaves restante, seja entregue nos próximos 30 dias.
@FFO