Tunísia de olho nos F/A-18C/D do Kuwait. A Força Aérea do Kuwait (KuAF) estaria negociando a venda da sua frota de 38 caças F/A-18C/D Hornet com a Tunísia. Os boatos tomaram corpo na semana passada, depois da visita do Ministro das Relações Exteriores do Kuwait, Ahmad Nasser Al-Mohammad Al-Sabah, ao presidente tunisiano, Kais Saied, no Palácio de Carthage, na Tunísia.
A KuAF está recebendo 56 modernos caças, sendo F-18E/F Super Hornet (28) e Eurofighter Typhoon (28), e por isso estaria se desfazendo dos seus 31 F/A-18C (monoplace) e sete F/a-18D (biplace), remanescentes de um lote de 40 unidades adquiridas no início dos anos 1990, logo após a Guerra do Golfo.
Com quase trinta anos em serviço no Kuwait, esses caças dispõem de alguns anos de vida útil. Algumas características operacionais a que foram submetidos, principalmente por não terem operado embarcados, despertam grande interesse de vários operadores internacionais.
A Força Aérea da Tunísia (TuAF), está procurando um substituto para os seus F-5E/F adquiridos na década de 1980, e os jatos do Kuwait seriam uma opção muito provável. Além da Tunísia, a Malásia e a Força Aérea Real do Canadá estariam de olho nesses Hornet. A venda dessas aeronaves está condicionada à aprovação dos Estados Unidos.
Interessante lembrar que na época que foram comprados, esses F/A-18C/D Hornet substituíram os A-4 Skyhawk da KuAF, posteriormente adquiridos pela Marinha do Brasil.
@FFO