TuAF irá trocar AIM-9 e AIM-120 pelos Merlin e Pelegrine. Até o final de 2022, a Türk Hava Kuvvetleri – TuAF (Força Aérea da Turquia) planeja desativar seus mísseis ar-ar AIM-9 AIM-9X Sidewinder e AIM-120 AMRAAM substituindo-os por equivalentes fabricados na Turquia. O motivo dessa decisão vem depois que os EUA impuseram um embargo à venda de sistemas de armas à Turquia devido à compra do S-400.
O míssil ar-ar de curto alcance (WVRAAM) é designado Merlin [Bozdoğan] e o míssil ar-ar BVR de médio alcance (BVRAAM) foi batizado de Peregrine [Gökdoğan]. Ambos são desenvolvidos e fabricados pela TÜBİTAK SAGE, uma instituição turca que realiza projetos de pesquisa e desenvolvimento em tecnologia da indústria de defesa. A previsão é que ambos estejam em serviço até o fim do ano na frota de F-16C/D da TuAF.
O míssil BVR Peregrine foi disparado com sucesso de um F-16 turco no dia 5 de julho de 2022, e todos os indicadores, ações efetivas e resultados finais em termos de radar, orientação, travamento no alvo e impacto no alvo foram executados com perfeição. Ele está na fase final do desenvolvimento e a produção em massa deve começar em breve, segundo o Ministério da Defesa turco. Há quase dois anos, outro F-16 turco testou a eficácia do outro míssil o ar-ar de curto alcance Merlin que já está entrando em produção.
Até o final deste ano, os dois mísseis devem ser certificados para os caças F-16. Os comentários são positivos, especialmente porque ficou claro que a produção dos dois mísseis ar-ar turcos, sua integração e introdução em serviço de combate custaria muito menos aos contribuintes turcos se comparado a compra dos mísseis AIM-9 e AIM-120.
O Dr. Ismail Demir, Presidente da Presidência da Indústria de Defesa Turca (TÜBİTAK SAGE) disse: “Entregaremos nossos mísseis Bozdoğan e Gökdoğan às Forças Armadas Turcas este ano. Saúdo todos os que contribuíram para este presente de Natal que demos à nossa nação”.
O Merlin (Bozdoğan) é um míssil WVRAAM equivalente ao AIM-9X da Raytheon. O Merlin (Bozdoğan) que possui um buscador infravermelho de alta resolução, que é resistente à interferência por meio de guerra eletrônica. O míssil tem um alcance de aproximadamente 25 quilômetros, pode atingir 3 vezes a velocidade do som [Mach 3] e possui alta manobrabilidade graças ao seu controle vetorial. Graças à sua ogiva IIR, ele foi projetado para engajar até mísseis de cruzeiro.
Já o Peregrine (Gökdoğan) é um míssil ar-ar BVRAAM equivalente ao AIM-120 AMRAAM também fabricado nos EUA pela Rytheon. O Peregrine [Gökdoğan] pode ser disparo de todos os ângulos. O míssil, que é resistente à guerra eletrônica, pode ser direcionado à fonte de interferência (home-on-jamming). O míssil tem um alcance de aproximadamente 65 quilômetros, pode atualizar a posição de seu alvo graças ao seu link de dados dedicados.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS