A Russian Tu-95 Bear 'H' photographed from a RAF Typhoon Quick Reaction Alert aircraft (QRA) with 6 Squadron from RAF Leuchars in Scotland. RAF Typhoon Quick Reaction Alert aircraft were launched from RAF Leuchars to determine the identity of unknown aircraft that approached the NATO Air Policing Area north of Scotland and could not be identified by other means. The aircraft were subsequently identified as Russian military reconnaissance (Bears). The Russian Bears aircraft remained in international airspace as they are perfectly entitled to do.
Tu-95MS Russos realizam missão de 8 horas sobre mares Mar de Okhotsk e do Mar do Japão. Dois bombardeiros estratégicos russos Tu-95MS da divisão de aviação de longo alcance executaram uma missão planejada sobre as águas internacionais do Mar de Okhotsk e do Mar do Japão, em um voo de mais de oito horas.
A operação realizada em janeiro, que envolveu vários estágios, foi escoltada por caças russos Su-35S e Su-30SM das Forças Aeroespaciais Russas (RF VVS), garantindo superioridade aérea e proteção. Durante certas partes do voo, os bombardeiros foram monitorados por caças estrangeiros, sinalizando um crescente escrutínio internacional na região.
Esse tipo de operação faz parte do treinamento regular da aviação de longo alcance da Rússia, com missões semelhantes frequentemente conduzidas em águas internacionais no Ártico, Atlântico Norte, Oceano Pacífico e nos Mares Negro e Báltico.
O Ministério da Defesa da Rússia reiterou que todos os voos são realizados em estrita conformidade com os regulamentos do espaço aéreo internacional, sem violações de fronteiras estrangeiras. Essas missões ressaltam a presença contínua e a postura estratégica da Rússia em regiões críticas, mesmo com as tensões globais continuando a aumentar.
A execução de tais voos persegue vários objetivos operacionais. Esses voos são uma demonstração clara de capacidades militares. O Tu-95MS é uma aeronave icônica, conhecida por sua longevidade, que está em serviço desde a década de 1950, e sua capacidade de transportar cargas convencionais e nucleares por grandes distâncias.
Ao conduzir tal missão, a Rússia não apenas demonstra a prontidão operacional dessas veneráveis aeronaves, mas também as capacidades duradouras de suas forças de aviação de longo alcance diante dos avanços tecnológicos modernos. A rota de voo, escolhida sobre o Mar de Okhotsk e o Mar do Japão, regiões de interesse geopolítico significativo, envia uma mensagem de alcance e presença militar sustentados.
Além disso, tais operações visam provar a presença da Rússia em águas internacionais. O Mar de Okhotsk e o Mar do Japão fazem fronteira com países com os quais a Rússia compartilha relações diplomáticas complexas, incluindo Japão, Coreia do Sul e Estados Unidos por meio de seus compromissos com essas nações.
Ao voar esses bombardeiros no espaço aéreo internacional, a Rússia enfatiza seus direitos marítimos e aéreos sob o direito internacional, lembrando sutilmente outras nações de sua capacidade de projetar poder além de suas fronteiras.
Por último, mas não menos importante, serve como um lembrete de prontidão para o combate. Em uma era em que as tensões globais podem aumentar rapidamente, demonstrar a capacidade de mobilizar e implantar bombardeiros estratégicos é uma forma de dissuasão.
Isso sinaliza aos potenciais adversários que a Rússia mantém um alto estado de alerta e prontidão, capaz de responder a ameaças ou conduzir operações estratégicas a qualquer momento.
A modernização do Tu-95MS envolveu mudanças significativas em sua aerodinâmica e aviônica. A nova asa tem um perfil mais eficiente, aprimorando as características de voo. O estabilizador apresenta ajuste automático de ângulo para compensar as mudanças do centro de gravidade devido ao consumo de combustível. O equipamento eletrônico de bordo foi completamente substituído, incluindo dois computadores de bordo, que melhoram a navegação e o controle de voo.
O armamento do Tu-95MS foca em ataques com mísseis de cruzeiro. A aeronave pode transportar até 6 mísseis Kh-55 ou Kh-555 em um lançador rotativo interno, com a capacidade de transportar mísseis Kh-101 adicionais em pilones externos após modernização adicional. Esses mísseis têm a capacidade de atingir alvos a longas distâncias, tornando o Tu-95MS particularmente valioso para ataques estratégicos.
Em relação às capacidades de guerra eletrônica [EW], o Tu-95MS foi atualizado para aumentar sua resiliência contra sistemas de interferência inimigos. No entanto, a aeronave continua notória por seu alto ruído de motor, o que pode comprometer o elemento surpresa durante as operações.
A tripulação do Tu-95MS foi reduzida para 7 membros em comparação com as versões anteriores, alcançada por meio da automação e otimização dos sistemas de bordo. Embora assentos ejetáveis para a tripulação não sejam fornecidos, um sistema de escape de emergência por meio de escotilhas de entrada foi desenvolvido, incluindo um mecanismo para atirar para fora parte do piso da cabine como uma correia transportadora para evacuação rápida, se necessário.
A produção do Tu-95MS continuou até o início dos anos 1990, após o que o foco mudou para a modernização e manutenção de aeronaves existentes. Hoje, o Tu-95MS e suas variantes, notavelmente o Tu-95MSM, permanecem em serviço na Força Aérea Russa, desempenhando um papel fundamental nas capacidades estratégicas do país.
@CAS