A estatal russa United Aircraft Corporation (UAC), divulgou em 03 de novembro que o bombardeiro supersônico Tu-160M2 “Blackjack”, realizou realizou com sucesso, o primeiro voo equipado com os novos motores turbofan UEC NK-32-02.
A aeronave decolou do Aeródromo da Kazan Aviation Plant. S.P. Gorbunova, uma filial da Tupolev PJSC, e prosseguiu para a área de testes, alcançando uma altitude de 6.000 metros, em pouco mais de duas horas de voo. De acordo com o comunicado, o voo ocorreu sem qualquer problema, com todos os sistemas e equipamentos funcionando de acordo com o esperado.
Desenvolvidos pela companhia russa United Engine Corporation (UEC), os motores NK-32-02 estão entre os mais potentes instalados em aeronaves militares, e durante o voo de experiências, se comportaram dentro dos parâmetros esperados pelos engenheiros.
O Tupolev Tu-160 é um bombardeiro estratégico de longo alcance, com asas de geometria variável que, em conjunto com os seus quatro potentes motores, desenvolve velocidades supersônicas próximas aos 2.000 km/h. Fabricado desde meados dos anos 1980, o projeto soviético atualmente passa por grande modernização para a versão Tu-160M2, que envolve além dos novos motores, atualizações de aviônicos, instalação de glass cockpit, e uma atualização no pacote de armamentos.
@FFO