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Trump surpreende e anuncia o F-55 e o Super Raptor no Catar

15 de maio de 2025
Trump surpreende e anuncia o F-55 e o Super Raptor no Catar. Um F-22A Raptor. Foto USAF.
Trump surpreende e anuncia o F-55 e o Super Raptor no Catar. Um F-22A Raptor. Foto USAF.

Trump surpreende e anuncia o F-55 e o Super Raptor no Catar. O presidente Donald Trump, falando às tropas americanas e líderes empresariais na Base Aérea de Al Udeid, no Catar, na quinta-feira 15/05, surpreendeu ao revelar os planos para um novo caça bimotor: o F-55.

O anúncio, feito durante uma viagem de quatro dias pelo Oriente Médio. Embora os detalhes ainda sejam escassos, a aeronave proposta sinaliza uma possível mudança na estratégia do Pentágono para manter o domínio nos céus contra adversários como China e Rússia.

A falta de clareza em torno do design do F-55 e sua relação com os programas existentes levantou questões sobre se essas iniciativas marcam um verdadeiro avanço ou servem como gestos políticos para angariar apoio.

Trump surpreende e anuncia o F-55 e o Super Raptor no Catar. Qual versão do F-35 será a base do F-55? A, B ou C? Foto: RNLAF.
Trump surpreende e anuncia o F-55 e o Super Raptor no Catar. Qual versão do F-35 será a base do F-55? A, B ou C? Foto: RNLAF.

Os comentários de Trump, proferidos em um clima de comício em Al Udeid, a maior instalação militar dos EUA no Oriente Médio, enfatizaram a necessidade de tecnologia de ponta para reforçar as forças aéreas americanas. “Vamos fabricar o F-55, se conseguirmos o preço certo. Serão dois motores em uma super modernização do F-35, e, também faremos o F-22 Super”.

A insistência de Trump em um projeto bimotor para o F-55 sugere uma plataforma fundamentalmente diferente do F-35 original, potencialmente alinhada com o programa F/A-XX da Marinha, que busca um caça de sexta geração para substituir o F/A-18E/F Super Hornet até a década de 2030.

Embora nenhuma especificação técnica para o F-55 tenha sido divulgada, sua descrição como uma “super atualização” do F-35 gerou especulações de que ele poderia incorporar tecnologias do programa Next Generation Air Dominance (NGAD), uma iniciativa secreta da USAF para desenvolver uma família de sistemas, incluindo caças tripulados e aeronaves de combate colaborativas não tripuladas (CCA). O NGAD tem como seu principal resultado até agora o Boeing F-47.

O F-22  Raptor deve seguir os mesmos passos do F/A-18 Hornet que gerou o Super Hornet, dando origem assim, ao Super Raptor. Foto: USAF.
O F-22 Raptor deve seguir os mesmos passos do F/A-18 Hornet que gerou o Super Hornet, dando origem assim, ao Super Raptor. Foto: USAF.

O programa F/A-XX, gerenciado pela Marinha, prioriza furtividade avançada, capacidades ofensivas de longo alcance e integração com drones autônomos. Documentos públicos do Departamento de Defesa indicam que o F/A-XX contará com sensores de última geração, como radares multiespectrais e sistemas de busca e rastreamento infravermelho, capazes de detectar adversários furtivos a longas distâncias. A Boeing e a Northrop Grumman estão competindo pelo contrato, com uma decisão inicialmente prevista para março de 2025, mas adiada devido a restrições orçamentárias.

Ele também elogiou o F-22, chamando-o de “o caça mais bonito do mundo” e prometendo uma “versão muito moderna”, que com a atualização será chamado de F-22 Super Raptor. O F-22 Super Raptor, por sua vez, visa dar um novo fôlego ao principal caça de superioridade aérea da USAF.

O F-22, lançado em 2005, permanece incomparável em manobrabilidade e furtividade. Seu radar AN/APG-77 e sua capacidade de supercruzeiro — voo supersônico sustentado sem pós-combustores — permitem que ele domine combates ar-ar.

A referência de Trump ao F-22 Super Raptor traça paralelos com o F/A-18 Super Hornet da US Navy, que recebeu melhorias significativas em desing, aviônicos, sensores e armas em relação ao seu antecessor. A retirada da Lockheed Martin da competição NGAD em 2024 mudou o foco para a atualização das plataformas existentes, com o CEO Jim Taiclet anunciando que as tecnologias desenvolvidas pelo NGAD seriam aplicadas ao F-35 e ao F-22.

Isso poderia incluir links de dados avançados para controlar drones CCA, radar AN/APG-77[V]1 atualizado e compatibilidade com armas hipersônicas como o AGM-183A ARRW. Tais atualizações posicionariam o F-22 Super como uma ponte para caças de sexta geração, mantendo sua vantagem sobre o J-20 da China e o Su-57 da Rússia, ambos equipados com sensores avançados e mísseis de longo alcance.

O F-55 e o F-22 Super Raptor, se forem concretizados, poderá reforçar ainda mais essas operações, principalmente em regiões como o Mar da China Meridional, onde as defesas aéreas chinesas J-20 e S-400 avançadas representam ameaças crescentes.

O anúncio ocorre em um momento de intensa competição global no desenvolvimento de caças. O J-20 da China, em operação desde 2017, combina capacidade furtiva, supercruzeiro e mísseis de longo alcance. Há rumores de que o J-36, um caça de última geração em desenvolvimento, priorizará missões de longa duração e integração com drones, especialmente projetado para operações no Pacífico. O Su-57 russo, apesar dos atrasos na produção, conta com aviônicos avançados e compatibilidade com armas hipersônicas, embora suas capacidades furtivas fiquem atrás das do F-22 e do F-35.

Na Europa, o GCAP e o FCAS visam lançar caças de sexta geração até meados da década de 2030. Trump também mencionou o F-47, uma nova plataforma de domínio aéreo concedida à Boeing, embora os detalhes ainda sejam escassos. Estima-se que um único caça NGAD custe mais de US$ 300 milhões, e restrições orçamentárias já atrasaram o lançamento do F/A-XX e do NGAD.

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