• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Trump: Israel e Irã concordaram com um cessar-fogo

23 de junho de 2025

Flags of Israel and Iran, as conflict between countries.

Trump: Israel e Irã concordaram com um cessar-fogo. Fonte Flags.
Trump: Israel e Irã concordaram com um cessar-fogo. Fonte Flags.

Trump: Israel e Irã concordaram com um cessar-fogo. Israel e Irã concordaram com um cessar-fogo “completo e total”, anunciou Donald Trump em suas redes sociais. O acordo vem depois de 12 dias de conflito.

O presidente dos EUA, falando poucas horas depois que o Irã atacou a base aérea americana de Al Udeid no Catar, elogiou ambos os países por “terem a resistência, a coragem e a inteligência” para encerrar a guerra. “PARABÉNS A TODOS!”, escreveu Trump em sua plataforma Truth Social.

Donald Trump na Casa Branca. Foto: White House.
Donald Trump na Casa Branca. Foto: White House.

“Foi totalmente acordado entre Israel e Irã que haverá um cessar-fogo completo e total (em aproximadamente 6 horas a partir de agora, quando Israel e Irã tiverem encerrado suas missões finais em andamento!)”.

Ele continuou:

“Durante cada cessar-fogo, o outro lado permanecerá PACÍFICO e RESPEITOSO. Partindo do princípio de que tudo funcionará como deveria, e funcionará, gostaria de parabenizar ambos os países, Israel e Irã, por terem a Resistência, a Coragem e a Inteligência necessárias para pôr fim ao que deveria ser chamado de “A GUERRA DOS 12 DIAS”.

O acordo descrito por Trump envolve dois períodos de cessar-fogo de 12 horas, começando com o Irã por volta das 0h (horário de Brasília). Isso ocorreria “quando Israel e Irã tivessem reduzido a intensidade e concluído suas missões finais em andamento”, disse Trump. Israel então seguiria com um segundo cessar-fogo de 12 horas. Após 24 horas, a guerra seria oficialmente declarada encerrada, disse Trump.

Porém, até agora Israel confirmou a informação, mas é esperada a confirmação em breve. Já o Irã, uma autoridade ligada ao Aiatolá Khamenei, confirmou que aceitou o acordo proposto pelos EUA e mediado pelo Catar.

O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu | O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei | O presidente Donald Trump são os personagens deste conflito.

Falando sobre a tentativa de ataque à base militar de Al Udeid, o presidente disse que Teerã lançou 14 mísseis, mas disse que eles eram “muito fracos”, não feriram nenhum americano e causaram “quase nenhum dano”. Ele também pareceu sinalizar que Washington não retaliaria.

O conflito começou em 13/06, quando Israel lançou ondas de ataques aéreos preventivos contra o Irã, visando neutralizar o programa nuclear do Irã, além de bases militares. Foram eliminados alguns dos generais e cientistas nucleares mais graduados do regime.

Os EUA também atacaram três instalações nucleares do Irã no dia 22/06, o que teria gerado o ataque retaliatório do Irã.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login